Cultura

Rosa de samba do Ouro Verde é primeira atração do ano no Chorinho no Aquário em Santos

Grupo com status de patrimônio cultural se apresenta neste sábado (3) na Ponta da Praia, dentro da programação especial do Santos Sunset

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 01/01/2026 às 11:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Grupo já recebeu em suas rodas grandes nomes do samba nacional, como Nelson Sargento e Pedrinho da Flor / Divulgação

Continua depois da publicidade

A tradição do samba santista dá o tom da abertura do calendário cultural de 2026 em Santos. A Roda de Samba do Ouro Verde será a atração responsável por abrir a nova temporada do Chorinho no Aquário, neste sábado (3), a partir das 18h, na Praça Vereador Luiz La Scala, na Ponta da Praia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A apresentação integra a programação especial do Santos Sunset, evento que movimenta a orla durante toda a tarde com atrações culturais e de lazer, reunindo moradores e turistas que aproveitam o período de férias e o espetáculo da chegada e saída dos navios de cruzeiro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Sebastião terá festival de verão com Belo, Gustavo Mioto e Alexandre Pires

• Mongaguá esquenta o verão com shows gratuitos e queima de fogos na virada

• Festival de verão promete agitar o litoral de SP com grandes shows e estrutura coberta

Veja também: Maior festival de verão do Brasil acontece no Litoral de SP e já tem programação; veja

Com quatro décadas dedicadas à música, a Roda de Samba do Ouro Verde é reconhecida como patrimônio cultural da cidade e carrega no nome a importância simbólica que tem para Santos.

Continua depois da publicidade

O grupo também se destaca por sua formação familiar e intergeracional, que reúne desde Flávio, aos 84 anos, até integrantes mais jovens, mantendo viva a tradição do samba de raiz.

Atualmente, o grupo é formado por nove componentes: os vocalistas Célia, Flávio Ruas e Pio; e os instrumentistas Zinho (cavaco e violão), Renê Ruas (cavaco), Robertinho (cavaco), Michel Pereira (surdo), Fábio (rebolo) e Reinaldo Ruas (pandeiro).

Veja também: Praia Grande abre 8 arenas na orla e espera 1 milhão de pessoas para o Estação Verão

Continua depois da publicidade

A trajetória da Roda de Samba do Ouro Verde é marcada por importantes reconhecimentos. O grupo já foi tema de documentário, dividiu o palco do Teatro Coliseu com a Orquestra Sinfônica de Santos e recebeu em suas rodas grandes nomes do samba nacional, como Nelson Sargento e Pedrinho da Flor.

O projeto Chorinho no Aquário é uma realização da Associação dos Artistas, em parceria com a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura de Santos, com apoio institucional do Clube do Choro de Santos. O patrocínio é de Santos Brasil, Transbrasa e da Autoridade Portuária de Santos.

A apresentação é gratuita e promete abrir o ano cultural da cidade celebrando a memória, a identidade e a força do samba santista à beira-mar.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software