X

PIONEIRISMO

Quem foi Claudia Celeste? Atriz trans aparece mundialmente no Google Doodle

A multiartista foi a primeira mulher transexual a atuar durante uma novela inteira em rede nacional

Joe Silva

Publicado em 22/08/2022 às 14:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A página inicial do google homenageia a atriz nesta segunda-feira / Reprodução/Twitter

Quem visita o principal site de buscas nesta segunda-feira (22) verá imediatamente uma arte em homenagem a Claudia Celeste. O assunto "Google Doodle" (que se refere à imagem que aparece na página inicial do site) já aparece entre os onze mais buscados da plataforma nos Estados Unidos. Mas aqui no Brasil muitos também não conhecem o trabalho e a história desta grande atriz.

Claudia Celeste representa um importante marco na história da dramaturgia brasileira. Ela foi a primeira mulher transexual a atuar em uma novela inteira. Foi na obra "Olho por Olho", da Rede Manchete, em 1988. 

 

A página inicial do google homenageia a atriz nesta seunda-feiraA página inicial do google.com homenageia a atriz nesta segunda-feira. Imagen: Reprodução/Google

 

Apesar de sua aparição na história já ter sido considerada um grande feito para a época, sua estreia em uma novela poderia ter acontecido dez anos antes. Acontece que, segundo a atriz contou em uma entrevista à  revista "Geni" em 2013, a novela em que contracenaria com Sônia Braga, "Espelho Mágico", teve as cenas cortadas devido ao governo militar. Justamente nestas cenas Claudia mostrava seu talento.

Claudia também participou de filmes e espetáculos teatrais de revista entre os anos 1940 e 1980. Nos anos 1980, mergulhou na contracultura. O texto conta com informações do portal "Terra".

Na mesma entrevista, a atriz lembrou a época em que serviu ao exército, citando uma foto em que aparece de sobrancelha deita em posição de sentido. Ela afirma que mesmo na corporação nunca escondeu sua identidade. 

Claudia também foi cantora, dançarina, diretora, produtora e autora. Ela faleceu em 2018, no Rio de Janeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai passear? Estradas têm tráfego tranquilo nos dois sentidos do SAI

Segundo boletim da Ecovias, o Sistema Anchieta-Imigrantes segue em Operação Normal 5x5 na manhã deste sábado (15)

JUNHO VIOLETA

Aumento de agressões contra idosos estimula combate ao etarismo

Agressões contra idosos tiveram aumento de quase 50 mil casos em 2023, na comparação com o ano anterior

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter