X

Cultura

Pinacoteca Benedicto Calixto abre inscrições para cursos de coral e piano nesta segunda (12)

O conteúdo programático incluirá leitura de partituras, técnicas de dedilhado, ritmos populares, entre outros aspectos fundamentais do piano

Da Reportagem

Publicado em 08/02/2024 às 19:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A iniciativa faz parte do Plano Anual da Fundação Benedicto Calixto,  dando continuidade ao 'Arte na Pinacoteca', que em sua 2ª edição prevê ações culturais gratuitas para o público da Região Metropolitana da Baixada Santista / Reprodução

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto abre, nesta segunda-feira (12/02), o processo seletivo para o Coral Calixto e o Curso Livre de Piano Popular. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 25 de fevereiro no site www.pinacotecadesantos.org.br, onde constam os editais e as fichas de inscrição, ou presencialmente, na própria Pinacoteca (Av Bartholomeu de Gusmão 15, Embaré, Santos), de terça a sexta, das 9 às 18 horas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa faz parte do Plano Anual da Fundação Benedicto Calixto,  dando continuidade ao “Arte na Pinacoteca”, que em sua 2ª edição prevê ações culturais gratuitas para o público da Região Metropolitana da Baixada Santista. 

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, patrocinado pela BTP-Brasil Terminal Portuário, MSC e MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. Pierotti, por meio da lei de incentivo à cultura Pronac 233045 - promovido pela Fundação Benedicto Calixto, com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente.

Coral Calixto
Os candidatos interessados em participar do Coral Calixto devem ter 18 anos ou mais. Ao todo, serão 24 vagas para coristas. O Coral Calixto também será composto por uma regente e um pianista. Os ensaios ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, no Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto.

Serão realizadas três apresentações do Coral Calixto, a serem programadas durante o ano, além da do evento final: "Aleluia é Natal!", marcado para o mês de dezembro. Todas as apresentações acontecerão nas dependências da Pinacoteca Benedito Calixto. Os candidatos aceitos receberão uma bolsa auxílio de R$250,00 mensais, com duração de 10 meses.

Piano Popular
O Curso Livre de Piano Popular tem como objetivo oferecer aulas de piano para iniciantes com o intuito de desenvolver habilidades musicais e promover o amor pela música. Para se inscrever, os candidatos precisam ter a partir dos 12 anos. Ao todo, serão selecionados 40 candidatos.

O curso tem duração de 10 meses, totalizando 80 aulas de 60 minutos cada uma das quatro turmas, com um total de 10 alunos em cada. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, sempre às terças e quintas. Serão duas turmas pela manhã, das 10 às 11 horas e das 11h30 às 12h30, e duas à tarde, das 14h30 às 15:30 e das 16 às 17 horas.

As aulas serão ministradas por professor qualificado, focando tanto a teoria quanto a prática do piano popular. O conteúdo programático incluirá leitura de partituras, técnicas de dedilhado, ritmos populares, entre outros aspectos fundamentais do piano.

Ao final do ano, será realizada uma apresentação com os alunos, demonstrando as habilidades e o progresso alcançado. Os participantes que completarem satisfatoriamente o curso receberão um certificado de conclusão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Sabesp interrompe abastecimento de água em bairros de São Vicente

Serviços podem interferir no fornecimento nesta semana e na próxima

RODOVIAS

Consórcio Litoral Paulista vence leilão de concessão do Lote Paulista

Evento aconteceu na manhã desta terça-feira (16)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter