Cultura
Show no Píer celebrou 40 anos da banda, emocionou o público e abriu a programação da virada com grande estrutura e expectativa recorde
Cerca de 20 mil pessoas lotaram o Píer do Casqueiro, na noite desta terça-feira (30), para celebrar os 40 anos de carreira dos Paralamas do Sucesso / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
Cubatão viveu uma noite histórica na reta final de 2025. Cerca de 20 mil pessoas lotaram o Píer do Casqueiro, na noite desta terça-feira (30), para celebrar os 40 anos de carreira dos Paralamas do Sucesso, em um pré-réveillon marcado por nostalgia, emoção e grandes clássicos do rock brasileiro.
Momentos antes de subir ao palco, os integrantes conversaram com a equipe da Secretaria de Comunicação Social de Cubatão. O vocalista Herbert Vianna destacou a alegria de revisitar uma trajetória tão longeva em um momento especial como a virada do ano.
Continua depois da publicidade
“É muito intenso. A expectativa de chegar e ter essa troca com as pessoas cantando canções tão significativas é uma alegria enorme para a gente. Dá uma satisfação muito grande estar no palco”, afirmou.
No repertório, não faltaram sucessos que atravessaram gerações, como “Vital e Sua Moto”, “Meu Erro”, “Óculos”, “Tendo a Lua”, “Lanterna dos Afogados”, “Track Track”, entre outros hits que marcaram a história da música brasileira.
Continua depois da publicidade
Criada no início dos anos 1980, a formação clássica com Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone segue como uma das mais longevas e respeitadas do rock nacional.
Veja também: Réveillon 2026 na Baixada Santista: confira o guia completo de shows e queima de fogos
Com mais de 13 álbuns de estúdio, DVDs e prêmios importantes — incluindo quatro Grammys Latinos —, esta foi a segunda apresentação da banda em Cubatão, a primeira havia ocorrido em 2016.
Continua depois da publicidade
O prefeito César Nascimento acompanhou o espetáculo e destacou a importância do evento para a cidade.
“A minha alegria é tão grande quanto a dessa plateia maravilhosa. Quem não quer ver de perto uma banda dessa grandeza em nossa cidade? A família cubatense merece. Estamos sempre nos reinventando para oferecer o melhor para nossa população e para quem nos visita”, afirmou.
Ao final, resumiu o sentimento da noite: “Foi um grande show, uma noite histórica. E esse sucesso só aumenta a expectativa para a virada”.
Continua depois da publicidade
Segundo a organização, o público acompanhou o espetáculo tanto no palco principal, com 1.200 m², quanto pelos 10 telões espalhados pelo espaço, que contou com ampla infraestrutura, incluindo banheiros químicos, atendimento emergencial de saúde com ambulância, além da atuação integrada da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e da Guardiã Maria da Penha.
Veja como foi o pré-réveillon com o show da banda Paralamas do Sucesso:
A programação continua nesta quarta-feira (31), com o Réveillon Cubatense comandado pela dupla Maiara & Maraisa, a partir das 22h. A expectativa é de público ainda maior, com cerca de 60 mil pessoas aguardadas para a virada de 2026.
Continua depois da publicidade
Donas de hits como “10%”, “Medo Bobo”, “Sorte Que Cê Beija Bem” e “A Culpa é Nossa”, as cantoras acumulam indicações ao Grammy Latino e prêmios nacionais.
A contagem regressiva para o Ano-Novo será acompanhada por um show pirotécnico com 3,5 toneladas de fogos sem estampido, em conformidade com a Lei Municipal nº 4.032/2019, priorizando o bem-estar de pessoas com sensibilidade auditiva e animais.
Veja também: Trânsito na orla de Santos terá bloqueios especiais para o Réveillon
Continua depois da publicidade
Para garantir a segurança do público, será proibida a entrada com garrafas de vidro, objetos cortantes e fogos de artifício. Haverá revista preventiva em todos os acessos ao espaço do evento, conforme orientação da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A Companhia Municipal de Trânsito (CMT) montou um esquema especial no Jardim Casqueiro, com interdições em diversas vias próximas ao Píer e à Praça Independência, além de liberação de estacionamento ao longo da Avenida Joaquim Jorge Peralta nos dias 30 e 31. A Avenida Europa será utilizada como saída de emergência para ambulâncias.
O transporte coletivo também terá horário estendido na madrugada do dia 1º de janeiro de 2026. As linhas 1, 2, 4 e 11 operarão até 1h30, com partidas da Avenida Beira-Mar, no cruzamento com a Avenida Brasil, atendendo diferentes regiões da cidade.
Continua depois da publicidade