Cultura

‘Ópera Samba’ narra a vida de José Bonifácio na Praça Mauá

De acordo com o diretor Tanah Correa, mais de 30 grupos da região fizeram parte da encenação.

Publicado em 09/09/2013 às 11:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Em ritmo de samba, 800 artistas interpretaram a vida e obra de José Bonifácio neste sábado, durante o espetáculo Ópera Samba ‘José Bonifácio de Andrada e Silva – Patriarca da Independência e Herói da Pátria’.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A montagem, que teve o ator Alexandre Borges no papel principal, contagiou o público ao apresentar uma narrativa dinâmica e costurada por diversas vertentes artísticas. Foi realizada reapresentação neste domingo, às 20h. De acordo com o diretor Tanah Correa, mais de 30 grupos da região fizeram parte da encenação. “É uma emoção muito grande participar dessa simbiose da arte, com todo esse elenco. José Bonifácio é sem dúvida um herói nacional, respeitado mundialmente, e com este espetáculo conseguimos popularizar sua grande obra”.

Continua depois da publicidade

Além dos diálogos, a produção exibiu narrações cantadas, dança, maracatu, capoeira, entre outras manifestações do mundo artístico. Neste contexto, a trajetória de Bonifácio foi apresentada em vários atos, como num desfile de escola de samba. A dramaturga Orleyde Faya afirma que este movimento cultural não deve morrer. “Foi de extrema importância a reunião de todos os artistas envolvidos, assim como o apoio da prefeitura, para a execução da montagem. José Bonifácio foi o grande homenageado hoje, mas todos os núcleos devem continuar trabalhando para a realização de mais trabalhos como esse”, concluiu.

Além dos diálogos, a produção exibiu narrações cantadas, dança, maracatu, capoeira, entre outras manifestações do mundo artístico

Continua depois da publicidade

Para a professora e coordenadora pedagógica Maria Ines Roggeros dos Santos Silva, iniciativas deste porte são de extrema importância para o enriquecimento cultural e histórico da população. “Já que o povo não vai ao teatro, o teatro vai ao povo. É uma grande chance das pessoas conhecerem a trajetória de Bonifácio, de maneira didática e agradável”.

Foto: Rê Sarmento

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software