Continua depois da publicidade
Foi aberta na última semana, dentro do Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, no patrimônio localizado em Santa Cruz dos Navegantes, a exposição itinerante “Lugares da Memória: Resistência e Repressão em São Paulo”, que fica no local até o dia 26 de abril de 2015. A exposição contém arquivos de imagens, fotos e outras mídias de lugares de manifestações e repressão no Estado de São Paulo. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas e aos finais de semana, das 10 às 18 horas.
O primeiro museu da Cidade está em processo de levantamento de peças para o seu arquivo, mas já recebe exposições itinerantes. O equipamento promete resgatar e proteger a identidade da comunidade guarujaense e transformar o antigo conjunto arquitetônico militar em um atrativo turístico renovado, de reconhecimento internacional.
Continua depois da publicidade
Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande – Erguida pelos espanhóis em 1584, em um esporão rochoso situado de frente ao estuário de Santos, suas paredes e muralhas espessas, construídas com grandes blocos de pedras, chamam a atenção. Foi desativada em 1911, ficando abandonada e deteriorada com a ação do tempo. Em 1960 voltou para o Círculo Militar e recentemente foi restaurada e reaberta para visitação como o primeiro museu da cidade do Guarujá. É garantia de um passeio muito agradável, repleto de história e belezas naturais.
Continua depois da publicidade
Serviço:
Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande Rua Messias Borges, 380, Praia de Santa Cruz dos Navegantes. Telefone: 3384-6194, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Continua depois da publicidade