Cultura

Museu da Cidade discute a cultura afro-brasileira em Praia Grande

O encontro faz parte da 7ª Primavera dos Museus, uma ação conjunta das instituições museológicas do País, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 03/09/2013 às 18:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Museu da Cidade, em Praia Grande, realizará uma roda de conversas com o tema “Museus, memórias e cultura afro-brasileira na cidade de Praia Grande” no dia 26 de setembro, das 15 às 17 horas. O encontro faz parte da 7ª Primavera dos Museus, uma ação conjunta das instituições museológicas do País, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O Museu da Cidade faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1600, Bairro Boqueirão. O evento será gratuito e aberto ao público em geral.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a coordenadora do Museu da Cidade, Márcia Helena de Lima, o museu tem como objetivo difundir a memória e a história de Praia Grande, estimulando a preservação de sua cultura material e imaterial. “O trabalho é realizado por meio de ações integradas com o cidadão, como esta roda de conversas”. Márcia de Lima explicou ainda que as ações desenvolvidas fazem parte de um processo de identificação e estudo dos referenciais sobre o território e os modos de vida da população. “Além disso, a missão é também a convivência social da coletividade no aspecto histórico e na democratização da cultura”, explicou.

A programação terá início com a roda de conversas, a partir das 15 horas, com o intuito de discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura afro–brasileira, e, na sequência, terá a abertura da mostra fotográfica “Democratização da Cultura”, que conta com 12 imagens de ações desenvolvidas durante a “Semana da Consciência Negra de 2009”, realizada na Cidade. “A exposição é um registro do evento que envolveu todo o Complexo Cultural Palácio das Artes e que buscou discutir com a sociedade civil a importância da preservação e do respeito à cultura africana”, explicou Márcia de Lima. A mostra segue aberta à visitação até 26 de outubro.

O Museu da Cidade faz parte do Complexo Cultural Palácio das Artes (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software