X

Cultura

Mulheres em cena: vem aí o Festa 60!

Considerado o mais antigo evento do gênero no Brasil, o FESTA foi responsável por diversos capítulos da história cultural da região

Rafaella Martinez

Publicado em 16/07/2018 às 10:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Canto das Mulheres do Asfalto é composto por diversos cantos que desdobram a premissa de um mundo onde as mulheres se recusam a parir novos filhos / Divulgação

Santos, final da década de 50. A cidade recebia apenas quatro vezes por mês representações teatrais vindas da capital. Contra esse contexto surge Patrícia Galvão, que nesse período, se dedica profundamente à cultura e, principalmente, ao teatro amador. Em conjunto com a Comissão Estadual de Teatro e a Comissão Municipal de Cultura, lança em 1958 o I Festival de Teatro Amador de Santos.

Considerado o mais antigo evento do gênero no Brasil, o FESTA foi responsável por diversos capítulos da história cultural da região. O mais importante deles foi o de fazer com que o teatro da Baixada Santista ganhasse projeção nacional. Ao longo de mais de cinco décadas de existência, seu maior objetivo ainda se mantém vivo: promover intercâmbio e disseminar arte e cultura. 

Neste ano, o sexagenário festival faz uma homenagem à luta de Pagu e todas as mulheres que em cena – e também fora dela – lutam pela valorização da cultura. “O objetivo é exaltar essas personagens, através de uma mostra diversificada e composta por espetáculos que abordam o tema promovendo reflexões sobre o papel da mulher na sociedade”, pontua Raquel Rollo, uma das coordenadoras do FESTA 60.

Para essa edição, a atriz Letícia Sabatella retornará ao FESTA com o espetáculo “A Vida em Vermelho - Brecht & Piaf”. Pela primeira vez em Santos, a montagem abrirá o festival, que terá também com a apresentação de grupos renomados de São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Bahia e Minas Gerais, dentre eles, ‘Vaga Carne’ da atriz Grace Passô, vencedora do Shell pela autoria do trabalho.

O Coletivo Arremate de Artes Cênicas de Fortaleza estaciona em Santos com o espetáculo ‘Entre Nós’. A Cia. Solo & Bem Acompanhados de Porto Alegre traz a montagem GPS Gaza e Monica Santana e a Gameleira Artes Integradas apresenta ‘Isto não é uma mulata’.

Na Mostra Estadual, a Kiwia Cia. de Teatro apresentará ‘Carne’; o Núcleo Sem Drama apresenta ‘A Farsa do Açúcar Queimado ou A Mulher Que Virou Pudim’; Grupo XIX de Teatro encena ‘Hysteria’ e a Cia. La Desdeñosa apresenta ‘Naturaleza Muerta’. O Núcleo Feminino Abjeto e O Canto das Mulheres do Asfalto trazem também espetáculos homônimos. 

Mostra Regional

Os espetáculos selecionados juntam-se às nove produções da região da Baixada Santista. São elas:

“A Revolução das Águas”, da Associação Cultural Incena Brasil; “Arrastão”, da Cia Etra de Dança;
“Pagu: qual o gosto do mundo? As várias faces de Patrícia Galvão”, da Cia Teatral Carcarah Voador; “Um discurso para minha Vó”, da Cia Vozavós; “Willian...e nós...”, do Coletivo Makeshake; “Cinderela Brasileira”, do Grupo Casa 3; “Zona! ”, do O Coletivo; “Darluz”, da Cia. O que é que o gato esconde? e “Cortejo Praiaças”, do Movimento de Palhaçaria Feminina da Baixada Santista.

 Dois dos maiores artistas do século 20, Edith Piaf e o poeta Bertolt Brecht, conversam sobre a vida, obras, angústias, medo e realizações em ‘A vida em vermelho’

Hysteria’ se passa no final do século 19, nas dependências de um hospício. Cinco personagens ­internadas como histéricas revelam seus desvios e ­contradições

Num bar/restaurante, quatro mulheres convivem com situações absurdas de maneira serena ou simplesmente se distanciam destas: esse é o mote de Naturaleza Muerta
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Hora de aprender! Guarujá abre vagas para curso de maquiagem

Vagas estão sendo administradas pelo Fundo Social da cidade

Itanhaém

Bronze em dia! Vacas são vistas caminhando na praia de Itanhaém

Animais foram flagrados andando pela praia de Bopiranga

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter