Continua depois da publicidade
Em 6 de agosto de 1950, o Jardim Casqueiro teve seu loteamento aprovado através do processo nº 87/49. Era então oficializado o bairro que é para os moradores o melhor lugar para se viver, em Cubatão.
O funcionário público aposentado, João Carlos Silva, 62 anos de idade, conheceu o bairro aos 15 anos. “Comecei a trabalhar neste bairro. Logo depois meus pais se mudaram para cá. Vim para cá criança e aqui no Jardim Casqueiro constituí família. Criei meus filhos, vejo meus netos crescerem e não pretendo sair do Jardim Casqueiro”.
O motorista aposentado, José Antonio Batista, 72, também declara sua satisfação em morar no Jardim Casqueiro há 44 anos. Assim como João Carlos, criou raízes. “Quando cheguei aqui não tinha nem rua calçada. Hoje temos pronto-socorro, supermercado, tem quase tudo aqui. Vi esse bairro crescer e não quero sair mais daqui”.
É no Jardim Casqueiro que acontece o desfile das escolas de samba da Cidade. No Carnaval, a Avenida Beira-Mar, próxima à Praça Independência, se transforma na passarela do samba.
Já os aposentados se encontram todas as tardes no Centro de Convivência da Terceira Idade entregue pela Prefeitura, em 2004. Do coreto da Praça Olinto Lima, na Avenida Beira-mar, à vista do braço de mar cuja a paisagem só não é mais bela por causa do lixo trazido pela correnteza, oriundo de outras cidades da Região.
“A Prefeitura tem projetos para desenvolver o turismo aqui no Casqueiro. Queremos trazer para cá um restaurante flutuante, mas antes precisamos resolver o problema do lixo que vem de São Vicente e de outras localidades que acabam aqui no braço de mar”, diz o administrador regional do bairro, Pedro Gomes. Segundo ele, a poluição ambiental do braço de mar deverá ser discutida junto à Secretaria municipal de Meio Ambiente.
O aniversário do bairro será comemorado com a tradicional Festa do Siri, neste domingo (Ver matéria ao lado). O Jardim Casqueiro fica a 5m do Centro de Cubatão, a 10 km do Parque Industrial e a 7 km de Santos. Tem ligação com a Ilha Caraguatá e com o Bolsão 8.
Continua depois da publicidade