CULTURA

Ilustradora divulga como seriam os personagens infantis se tivessem deficiência

A ideia é retratar diferentes deficiências sem estigmas

Da Reportagem

Publicado em 06/10/2022 às 17:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ilustradora teve como inspiração personagens como a Luna, do desenho animado 'O Show da Luna' / Paloma Santos / Divulgação

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de celebrar os diferentes corpos que existem e retratar deficiências sem estigmas, o Lunetas, espaço dedicado à reflexão sobre as infâncias brasileiras, convidou a ilustradora Paloma Santos, que tem uma deficiência congênita que a levou a usar cadeira de rodas já na vida adulta, para desenhar sete representações de famosos personagens infantis, para retratar como seriam caso fossem PCDs.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Santos terá centro de apoio em delegacia para atendimento às pessoas com deficiência

• Hospital Santo Amaro oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD)

• Banco do Brasil suspende crédito para pessoas com deficiência

A ilustradora teve como inspiração personagens como a Luna, do desenho animado ‘O Show da Luna’; a princesa Jasmine, da animação ‘Alladin’; Naruto Uzumaki, do anime ‘Naruto’; Peter Parker, de ‘Homem-Aranha’; Mirabel Madrigal, de ‘Encanto’; Bita, de ‘Mundo Bita’, e a princesa Elsa, de ‘Frozen’. 

De acordo com Raquel de Paula, gestora do Lunetas, a representatividade é essencial para que as crianças possam sonhar em ser o que quiserem.

Continua depois da publicidade

"Por muito tempo, a única maneira que pessoas com deficiência eram retratadas na mídia era reforçando a lógica capacitista, que busca padronizar todos os corpos. Passou da hora de mudarmos isso: representatividade importa", afirma. 

Para baixar e imprimir as artes para colorir com os pequenos, basta clicar neste link.

Criado em 2018, com o apoio do Instituto Alana, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, o Lunetas nasceu com o principal objetivo de ser um espaço de informação e reflexão sobre as múltiplas infâncias, colocando a criança como um sujeito pleno de experiências e direitos. Atualmente, são mais de 700 mil seguidores no Facebook, 30 milhões de visualizações no site, 94 mil seguidores no Instagram e 500 mil visualizações no YouTube; além do apoio de instituições como ONU, Unicef e Greenpeace. O Lunetas tem parceiros como Porvir e A Taba, e colunistas como Alexandre Coimbra Amaral, Viviana Santiago, Juliana Prates, Renato Noguera e Mariana Rosa. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software