Cultura

Guarujá receberá festivais de música e literatura

Dois grandes eventos culturais ocorrerão ainda este ano

Publicado em 21/06/2013 às 17:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Guarujá terá dois grandes eventos culturais, ainda este ano. O festival Internacional de Literatura do Guarujá-FLIG e o Festival de Verão, um festival musical, nos mesmos moldes do que é realizado em Campos do Jordão. O anúncio foi feito pela secretária municipal de Cultura, Mariângela Duarte, no último sábado (15), na Fortaleza da Barra Grande, em Santa Cruz dos navegantes durante o 1º Sarau Literário.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“É a Cultura, que associada à Educação, dá direito a outras questões, como a cidadania. Só ela será capaz de amalgamar uma cidade fraturada em duas”, disse a secretária, referindo-se a sede de Guarujá e o distrito Vicente de Carvalho, duas localidades com perfis diferentes, que coexistem num mesmo Município, e ressaltando a preocupação do Governo Municipal em democratizar a cultura, promovendo o acesso às manifestações culturais a todos os cidadãos.

Continua depois da publicidade

O 1º Sarau Literário promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou um espaço de diálogo entre artistas e o público da Região Metropolitana da Baixada Santista. A apresentação do evento foi do escritor e jornalista Flávio Viegas Amoreira.

A secretário de Cultura de Guarujá, Mariângela Duarte, ao centro, na apresentação do 1º Sarau Literário da Fortaleza da Bara (Foto: Marcos França/PMG)

Continua depois da publicidade

O evento teve as mais variadas tendências, estilos e gêneros artísticos do Litoral Paulista. Na programação, lançamentos de livros, sarau de poesia e encenação de espetáculos de dramaturgia. A peça apresentada foi “Dona Doida”, que aborda o cotidiano e a memória das mulheres. A encenação é realizada pelas atrizes Regina Alonso e Claudia Alonso. Um varal de gravuras, do escritor Ricardo Rutigliano Roque, também ficou em exposição.

Na oportunidade, foi realizado o lançamento de três livros: "Outras Marés", o novo livro da escritora e jornalista Madô Martins; "Impressões Transmodernas", do pianista e pesquisador Antonio Eduardo, e "Esquinas do Mundo: Ensaios sobre História e Literatura a partir do Porto de Santos", do ensaísta Alessandro Atanes.

O encontro contou ainda com a participação especial de renomados escritores e músicos, como Ademir Demarchi& Revista Babel; Alice Mesquita; Célia Faustino; Flávio Viegas Amoreira; Marcelo Ariel; Márcia Costa; Márcio Barreto &Percutindo Mundos; Manoel Herzog; Poetas Vivos. O próximo Sarau da Fortaleza da Barra Grande será em julho, com a participação de artistas e poetas do Guarujá.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software