Cultura

Festa de Portugal leva cultura lusitana e solidariedade ao Centro de Santos

O evento visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura da Cidade.

Da reportagem

Publicado em 27/05/2022 às 21:42

Compartilhe:

Festa de Portugal / foto: Divulgação

O Centro de Santos será tomado pela alma lusitana no dia 5 de junho (domingo), com gastronomia típica, atrações musicais e culturais reunidas no tradicional 'Dia de Portugal', agora chamado de 'Festa de Portugal'. Após dois anos realizado de forma virtual em razão da pandemia do coronavírus, o evento retorna ao modo presencial no Largo Marquês de Monte Alegre (Valongo), das 9h30 às 18h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em sua 13ª edição, a festividade teve o nome alterado com o intuito de desvincular o evento do dia 10 de junho, quando se comemora em todo o mundo o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, para que o festejo possa ser realizado em qualquer época do ano. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas compareçam à festa.

O evento visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura da Cidade. O público poderá assistir a apresentações de fadistas e grupos musicais, além de ranchos folclóricos com modas bailadas e cantadas de várias regiões de Portugal.

Os tradicionais pratos típicos como bolinho de bacalhau, bifanas, arroz de braga, sardinha portuguesa, entre outros, também serão vendidos por estabelecimentos cadastrados pela festa, como o Restaurante Almeida, Bar Goiás, Panificadora Roxy e demais entidades. Vinhos portugueses e petiscos serão comercializados pelo Laticínios Marcelo e pela distribuidora Vinhos e Tais. Alguns restaurantes do Centro, como o Tasca do Porto, estarão abertos durante o domingo com pratos tradicionais portugueses.

Parte da renda arrecadada pelo evento será revertida à Escola Portuguesa, que atende crianças da região central da Cidade. A instituição participará, ainda, com a venda de doces tradicionais portugueses. A novidade é que este ano os quitutes poderão ser comprados com antecedência pelo site (https://escolaportuguesa.com.br/). As caixas de pastéis de Belém (com seis unidades cada) serão vendidas a R$ 60,00, para retirada na festa.

O evento é realizado pela Escola Portuguesa com apoio da Prefeitura de Santos por meio das secretarias municipais de Turismo e Cultura.

 

ESCOLA PORTUGUESA

A Escola Portuguesa atende, exclusivamente, crianças de três a seis anos, moradoras das áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat. A instituição conta com 120 alunos, em período integral. Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar e aulas de informática educativa e recreação. A manutenção da entidade é feita com a contribuição de 218 padrinhos e subvenção da Prefeitura de Santos. Para contribuir com a Escola Portuguesa, basta acessar o link (https://www.vakinha.com.br/2833156) e doar qualquer valor.

 

PROGRAMAÇÃO 

10h15 - Solenidade de Abertura

11h00 - Orfeão do Centro Cultural Português

11h30 - Rancho Folclórico Infantil da Escola Portuguesa

12h00 - Andreza Mariano e banda

12h35 - Vira Livre - músicas tradicionais portuguesas para dançar

13h00 - Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra

13h35 - Duo Portugal em Dois Tons

14h10 - Rancho Folclórico Verde Gaio

14h45 - Ana Carla Lemos - fado

15h20 - Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande

15h55 - Banda Canto Portugal 

16h30 - Rancho Folclórico Típico Madeirense

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Premiações da Mega-Sena saem para Mongaguá e Praia Grande; veja quanto e lotéricas

Sorteio foi realizado pela Caixa Econômica Federal na noite do último sábado (20)

Cotidiano

Com salários de até R$ 32 mil e vagas no Litoral, concursos públicos abrem inscrições

Os principais concursos públicos e processos seletivos abriram vagas de emprego que abrangem todos os níveis de escolaridade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter