X

Cultura

Cubatão: Encenação da Paixão de Cristo não será realizada por falta de patrocínio

Esta seria a 53ª edição do evento, que já se tornou tradicional na Cidade; Prefeitura quer buscar novas formas de viabilizar o projeto

Luana Fernandes

Publicado em 17/02/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Encenação da Paixão de Cristo é uma das atrações mais tradicionais da Cidade / Divulgação/Julimar Gomes

Uma das encenações mais tradicionais da Região durante a Semana Santa está impedida de acontecer este ano. A Paixão de Cristo em Cubatão, que este ano estaria na 53ª edição, não será apresentada por falta de recursos para realização do projeto. A constatação é da Associação Cultural Incena Brasil, responsável pela atração teatral.

"A Associação Cultural Incena Brasil comunica que não haverá a 53ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão em 2023, em razão de infelizmente não haver recursos para manutenção do padrão alcançado nos últimos anos. Tanto para o apoio e o desenvolvimento artístico às centenas de membros da comunidade em oficinas culturais e como elenco de apoio, quanto para a qualidade no atendimento e na acessibilidade aos milhares de espectadores", explicou através de nota em suas redes sociais.

Ainda segundo a Incena, desde 2017, a mais tradicional montagem cênica da Baixada Santista foi financiada via Lei Rouanet, mas neste trimestre a associação foi informada sobre descontinuidade do patrocinador. "Agradecemos os esforços do CIDE e CIESP Cubatão, e da Prefeitura Municipal de Cubatão na busca de novos parceiros, porém, até o momento os atuais recursos não atendem as condições de realização do evento", comenta.

No ano passado, a encenação contou com a participação da atriz Vanessa Goulart e levou centenas de expectadores ao Centro Social Urbano (CSU), onde tradicionalmente acontece o evento. "Esse comunicado é difícil, pois a maioria de nós, membros da Incena Brasil, realizamos o evento há mais de uma década, somos de gerações de membros da comunidade que iniciou e ergueu esse patrimônio imaterial da Cidade. E, pelo respeito conquistado junto ao público e aos trabalhadores da cultura, prezamos pela transparência dessa triste notícia, empenhados em nosso reencontro e congraçamento em 2024".

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Cubatão explicou que, no início deste ano, foi procurada pela Associação Cultural Incena Brasil, e colocou-se à disposição para entender o que seria necessário para realizar a 53ª Encenação Paixão de Cristo em Cubatão.

"As tratativas de viabilizar o projeto foram por meio das secretarias de Cultura e Turismo, porém ressalta-se que todos os anos anteriores o evento foi realizado com incentivo da iniciativa privada. Dessa forma, após ouvir os representantes da Associação, restou para a Prefeitura escasso prazo para procurar meios de adequar o atual projeto ao orçamento municipal vigente, não havendo tempo hábil para atender ao que foi solicitado pela Associação", comentou o Executivo da Cidade.

A Prefeitura ainda informou que "lamenta a decisão por parte da Associação Cultural Incena Brasil, e se coloca à disposição junto à iniciativa privada, que sempre foi incentivadora do referido projeto, para que se busquem alternativas para a realização da tão tradicional Paixão de Cristo em Cubatão, encenação reconhecida nacionalmente".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

PAT de Guarujá oferece 58 vagas neste sábado (25); confira a relação

Atendimento é realizado na Avenida Santos Dumont, 1.586, no Pae Cará, em Vicente de Carvalho

Esportes

Pela Série B, Santos perde para o América-MG por 2 a 1

Próxima partida do Peixe será contra o Botafogo-SP

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter