04 de Outubro de 2024 • 14:04
Cultura
Em sua abertura, o Curta Santos debaterá 'A Cena do Audiovisual na Baixada Santista e Suas Perspectivas', com transmissão ao vivo nesta quarta-feira (15), às 20h, no YouTube
Todos os filmes da 'Olhar Caiçara' estarão disponíveis durante os dias de evento / Divulgação
Começa nesta quarta-feira (15) a 19ª edição do 'Curta Santos - Festival de Cinema de Santos'. Até o dia 19 de dezembro, a premiação projetará - em seu canal no YouTube - 43 obras na mostra oficial 'Olhar Caiçara' e 30 produções nas mostras especiais, além de bate-papos e a oficina sobre personagens femininas no audiovisual.
Segundo a direção do festival, todos os filmes da 'Olhar Caiçara' estarão disponíveis durante os dias de evento e o público poderá escolher a melhor obra através de um formulário disponível no site do Curta.
Com a finalidade de contemplar de forma mais abrangente a atual produção audiovisual da região, a curadoria do 19º Curta Santos também selecionou obras em formato de webséries e videoarte.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Programação
Em sua abertura, o Curta Santos debaterá 'A Cena do Audiovisual na Baixada Santista e Suas Perspectivas', com transmissão ao vivo nesta quarta-feira (15), às 20h, no YouTube, com mediação da diretora técnica Raquel Pellegrini e do diretor executivo Ricardo Vasconcellos. O painel terá participação dos cineastas Dino Menezes e Leandro Olímpio; da produtora, coordenadora e cofundadora do Instituto Querô, Tammy Weiss; da realizadora audiovisual e idealizadora do podcast Afrocena, Petyta Reis e da diretora de arte Mônica Saraiva, representante do Cine Ceará, festival parceiro desta edição na mostra especial 'Pontes Criativas'. A noite também terá as exibições das obras premiadas no concurso 'Pontes Criativas': 'Eu Não Sou Daqui', dirigida por Leandro Olímpio e 'Você é a Praça, Eu Sou As Cores', com direção de arte de Monica Saraiva.
Outro destaque da programação é a oficina 'A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual', com a curadora, crítica e roteirista Lorenna Montenegro, que será realizada de 15 a 18 de dezembro, na plataforma on-line do Sesc Santos, parceiro da iniciativa. Gratuitas, as inscrições podem ser feitas através do link no site.
Confira a programação completa:
Quarta-feira (15)
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos, com inscrições prévias.
20h – Live de Abertura – "A cena do audiovisual da Baixada Santista e suas perspectivas", com Dino Menezes, Pepyta Reis, Tammy Weiss, Leandro Olímpio e Monica Saraiva, com mediação de Ricardo Vasconcelos e Raquel Pellegrini.
21h30 – Transmissão inaugural da sessão com os filmes selecionados para a Mostra Oficial Olhar Caiçara - Disponível até as 14h de domingo (19).
Quinta-feira (16)
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual - Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.
20h – 'Mostra Especial Pontes Criativas' - Disponível até as 18h de domingo (19).
Sexta-feira (17)
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual
Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.
18h30 – Mostra Especial 'Movimento Audiovisual da Baixada Santista (Mabs)'
20h – Bate-papo 'Mostra Especial Mabs'
Sábado (18)
14h às 16h – Oficina: A Construção de Personagens Femininas no Audiovisual
Coordenação: Lorenna Montenegro | On-line na Plataforma do Sesc Santos.
19h – Bate-Papo 'Mostra Especial Lumiar', com Daniel Veloso e mediação de Dario Félix.
20h – 'Mostra Especial Lumiar' - Disponível até as 20h de domingo (19)
Domingo (19)
18h30 – Bate-Papo 'Mostra Especial Doc de Domingo'
19h30 – Mostra Especial 'Doc de Domingo'
20h30 – Encerramento e divulgação da 'Melhor Obra' da Mostra Oficial Olhar Caiçara por votação popular.
Cotidiano
O prêmio é de R$ 150.000,00
Cotidiano
O prêmio é de R$ 600.000,00