Cultura
Prefeito Rogério Santos (PSDB) recebeu o prefeito de Nagasaki e toda sua comitiva para comemorar os 50 anos de irmanação entre as cidades
Prefeitos de Santos e Nagazaki se encontraram para celebrar 50 anor de Irmanação / Edu Parez/DL
Continua depois da publicidade
Um acordo selado pela paz. Assim é a relação entre as cidades-irmãs Santos e Nagasaki que, em 2022, celebraram 50 anos de irmanação. Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito Rogério Santos (PSDB) cedeu sua cadeira no Executivo por um dia para o prefeito de Nagasaki, Shiro Suzuki, além de receber o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, e outras autoridades japonesas.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Além dos muitos benefícios que esta irmandade gera para ambas as cidades, o futuro reserva novas expectativas. “Nós já temos no Quebra-Mar vários monumentos que enaltecem a parceria com Nagasaki. Lá em Nagasaki, nós levamos também uma placa comemorativa, um monumento nos jardins de Nagasaki. Temos o bonde japonês de Nagasaki que está em circulação na cidade de Santos. E agora, conversamos um pouco mais sobre o que podemos fazer de intercâmbio na área portuária e também na área da tecnologia”, explica o prefeito Rogério Santos sobre iniciativas futuras em parceria com a cidade japonesa.
O encontro desta terça-feira, que não foi realizado ano passado por conta dos protocolos gerados pela pandemia de Covid-19, não só marca a parceria entre as cidades, mas também reforça ações de promoção de paz entre as duas prefeituras. Segundo o prefeito de Nagasaki, a adesão de Santos à Rede Prefeitos pela Paz está entre as ações mais importantes neste quesito. Suzuki, inclusive, convidou o chefe do Executivo santista a participar da reunião desta iniciativa, que acontecerá em agosto de 2025, em Nagazaki.
Continua depois da publicidade
“Não pudemos fazer na data correta, que foi ano passado, por conta da pandemia e todos os seus reflexos. E hoje, recebemos o prefeito de Nagasaki, toda comitiva e o cônsul, celebrando esta data e reafirmando esse compromisso que a gente tem com a cidade de Nagasaki, com a cultura de uma forma geral, com a cultura da paz e unindo as várias instituições japonesas aqui da Cidade. É um momento simbólico para nós. Todos os anos a gente manda três representantes de Santos lá para Nagasaki para que participem dos atos pela paz, conhecendo a cultura e fazendo este intercâmbio bonito entre cidades-irmãs”, explica o prefeito de Santos.
O prefeito de Nagasaki também conversou com a reportagem do Diário do Litoral expressando a felicidade de estar celebrando esta parceria. “Desde 1972, Santos e Nagasaki são cidades irmãs. Então, 51 anos se passaram desde este marco e eu acredito que Santos e Nagasaki serem irmãs hoje era algo inevitável. Porque nós somos extremamente parecidos. Somos uma cidade portuária, que se desenvolveu a partir do Porto. Nós temos uma conexão profunda com Portugal e nós também investimos muito no Turismo. Então, acredito que depois destes 50 anos de amizade e de irmandade, nós conseguiremos seguir avançando. Em 1945, no dia 9 de agosto, a cidade de Nagasaki foi atingida por uma bomba atômica e, por conta disso, Nagasaki vem transmitindo mensagens de paz e a cidade de Santos é uma grande aliada nesta iniciativa”, complementa Suzuki.
Durante o encontro no Paço Municipal de Santos, os prefeitos trocaram presentes, assinaram mais uma vez o tratado de irmandade e o prefeito de Nagasaki mostrou um pouco da cultura japonesa ensinando dobraduras de origami para alunos da rede municipal de Santos. O tsuru, o origami feito por Suzuki e a comitiva japonesa, é um símbolo de paz e harmonia, o mesmo que Santos e Nagasaki buscam representar nestes 50 anos de irmanação.
Continua depois da publicidade