Cultura

Cubatão recebe 3º Festival do Cambuci neste fim de semana

Evento acontece no Parque Anilinas das 10h às 18h

Da Reportagem

Publicado em 15/12/2021 às 19:10

Comentar:

Compartilhe:

Programação será feita no Parque Anilinas, no Centro da Cidade / Divulgação/PMC

Cubatão recebe neste fim de semana (18 e 19) o 3º Festival do Cambuci. A festa que reúne gastronomia, bebidas e música acontecerá das 10h às 18h no Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). O evento é organizado pela União dos Produtores de Cambuci e conta com realização e apoio das Secretarias de Cultura, Turismo e Assistência Social. Participam produtores diversos municípios como Mogi das Cruzes, São Paulo, Suzano, Ribeirão Pires, Santo André e São Lourenço da Serra.

O Festival oferece variados pratos doces e salgados, desde mousses e geleias a tortas e antepastos, tudo feito com o cambuci. Também haverá diversas bebidas como a cachaça curtida com a fruta, espumantes, refrigerantes e suco. No domingo, às 14 horas, a dica é para quem gosta de cozinhar: um chefe irá ensinar como fazer uma receita com o cambuci.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O festival também contará com apresentações musicais no sábado: a Orquestra Cubatão Sinfonia, com regência do maestro André Farias, toca sucesso de Natal e da Música Popular Brasileira a partir das 16h. Depois, Camarão de Bonito e Trio tocam forró pé de serra da melhor qualidade para animar a noite.

O cambuci é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica. A espécie esteve em risco de extinção por ser fortemente explorada em função de sua madeira de excelente qualidade para a fabricação de ferramentas e utensílios básicos, e pelo desmatamento provocado pelo crescimento das cidades. Mais recentemente, descobriram-se novas aplicações econômicas para o cambuci, empregando-o para produzir geleias, sorvetes, sucos, licores, mousses e bolos, além de ser utilizado em sucos e macerado em bebidas alcoólicas. Por consequência, a espécie conheceu uma melhora em seu estado de conservação. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seus bairros mais tradicionais.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter