Cultura

Cortejo cômico-musical "Praiaces na Rua" se apresenta em três cidades da Baixada

Projeto será apresentado em Santos, São Vicente e Mongaguá, nos dias 10 e 11 de setembro

Da Reportagem

Publicado em 06/09/2022 às 13:00

Atualizado em 06/09/2022 às 15:29

Compartilhe:

As apresentações acontecem gratuitamente nos bairros Vila Pantanal (Santos) e Vila Samaritá (São Vicente) e Centro (Mongaguá) / Divulgação

Nos dias 10 e 11 de setembro, o Praiaces – Movimento de Palhaçaria Feminista e Diversidade da Baixada Santista percorrerá as cidades de Santos, São Vicente e Mongaguá, com o cortejo cômico-musical “Praiaces na Rua”, que une humor e empoderamento feminino.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

  
As apresentações acontecem gratuitamente nos bairros Vila Pantanal (Santos) e Vila Samaritá (São Vicente), territórios com alto índice de vulnerabilidade social e pouco acesso a bens culturais. Já em Mongaguá, o cortejo se apresenta no Centro, dentro da programação do Festival Estudantil Mongaguá de Cultura 2022 (FEMC).

A construção cênica é do movimento Praiaces, que tem como base de estudo de dramaturgia as esquetes clássicas e tradicionais de circo, ressignificando a função da mulher e potencializando sua emancipação no âmbito social, político, artístico e sua autonomia educacional e financeira. 
 
Por meio do riso, o cortejo cômico-musical “Praiaces na Rua” busca refletir a respeito das relações de preconceito, desigualdade e historicidade sofridas por mulheres, no intuito de desenvolver novas possibilidades de relações interpessoais.

Integram o movimento as atrizes palhaças Miriã Pessoa, Ludmilla Corrêa, Juliana Bordallo, Thaís Oliveira, Karla Lacerda, Flavi Lima, Lelê Lótus, Audrey Herzog e a musicista Nanda Guedes. O processo de produção, ensaio e circulação do espetáculo conta com uma equipe protagonizada exclusivamente por mulheres. 

“Sentindo a necessidade de ir às ruas, praças, becos e vielas, para representar a força da mulher palhaça, a rede entre mulheres, o respeito, o acolhimento, a grandiosidade e protagonismo de todas nós e do nosso universo feminino, afirmando para o mundo que as mulheres não andam sós, que decidimos criar coletivamente o cortejo cômico-musical “Praiaces na Rua”, esclarece Juliana Bordallo.

O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural - ProAC nº 32/2021, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo. 

Praiaças – Movimento de Palhaçaria Feminina

Criado em 2016, tem como objetivo criar um espaço de diálogos, reflexão, acolhimento, treinamento, troca e união entre as Palhaças da Baixada Santista. Através da arte circense, o grupo composto por dez atrizes palhaças vem produzindo culturalmente ações nos espaços públicos e privados, tendo como fio condutor de pesquisa o universo feminino na palhaçaria, sob a ótica da comicidade e dramaturgia. Em 2022, o movimento entende a amplitude da pesquisa e altera o nome para Praiaces – Movimento de Palhaçaria Feminista e Diversidade da Baixada Santista.

Serviço

Sábado, 10 de setembro, 14h - Mongaguá - Praça Fernando Arens (Centro)
Domingo, 11 de setembro, 14h - Santos - Cortejo começa no final da R. Cananeia e segue até a escola Vinte e Oito de Fevereiro (Vila Pantanal)
Domingo, 11 de setembro, 16h30 - São Vicente - Cortejo começa em frente à escola Armindo Ramos e segue até a Praça Maria Lydia Henrique Ramos (Samaritá)
 
Classificação livre para todos os públicos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3158, nesta quinta (18)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

Cotidiano

Confira o resultado do Dia de Sorte no concurso 940, nesta quinta (18)

O prêmio é de R$ 2.200.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter