X

Cultura

Corpo da crítica teatral Bárbara Heliodora é velado e cremado no Rio

Ela foi homenageada por profissionais do teatro e também pela presidenta Dilma Rousseff, que divulgou uma nota de pesar afirmando que "suas críticas foram declarações de amor ao teatro"

Publicado em 11/04/2015 às 19:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O corpo da crítica de teatro Bárbara Heliodora foi velado na manhã e no início da tarde de hoje (11), das 8h às 15h, no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio. Com o fim do velório, segundo o cemitério, o corpo foi levado para a cremação, marcada para as 15h.

Considerada uma das principais críticas do país e a maior autoridade brasileira na obra de William Shakespeare, Bárbara morreu aos 91 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internada desde mês passado.

Bárbara Heliodora foi homenageada por profissionais do teatro e também pela presidenta Dilma Rousseff, que divulgou uma nota de pesar afirmando que "suas críticas foram declarações de amor ao teatro".

Bárbara morreu aos 91 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internada desde mês passado (Foto: Divulgação)

A carreira de crítica teatral teve início em 1958, no jornal carioca Tribuna da Imprensa, que já foi extinto. No mesmo ano, ela foi para o Jornal do Brasil, onde manteve coluna até 1964. Ao deixar o JB, Bárbara atuou na direção do Serviço Nacional de Teatro (SNT) e também exerceu o magistério no período entre 1960 e 1985. Primeiramente, lecionou no Conservatório Nacional de Teatro e depois no Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), onde foi titular da cadeira de História do Teatro.

Em 1986, Bárbara voltou a ser crítica teatral, ofício que exerceu até janeiro do ano passado, quando deixou o jornal O Globo, aos 90 anos de idade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente sofrerá interdições por conta de obras da Sabesp; veja as datas

Agentes de trânsito estarão no local, reforçando a sinalização

EDUCAÇÃO

Rogério vai propor a Lula que Instituto Federal seja no Escolástica

Prefeito tentou transformar espaço em escola cívico-militar durante Governo Bolsonaro, mas proposta não teve êxito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter