X

Cultura

Com tema 'Singularidades' e ampla programação, FESCETE 2018 homenageia Renata Zhaneta

Os ingressos gratuitos poderão ser retirados no mesmo dia, na bilheteria do local

Da Reportagem

Publicado em 11/06/2018 às 11:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A cerimônia de abertura será marcada pela homenagem a atriz, preparadora corporal, diretora e professora de interpretação Renata Zhaneta / Divulgação

Pioneiro do gênero no Brasil, o FESCETE – Festival de Cenas Teatrais 2018 tem início nesta sexta-feira, dia 15, às 20 horas, no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136). Os ingressos gratuitos poderão ser retirados no mesmo dia, na bilheteria do local. A programação está disponível  no site: www.estudiotescom.com.br/fescete 

A cerimônia de abertura será marcada pela homenagem a atriz, preparadora corporal, diretora e professora de interpretação Renata Zhaneta. A santista já atuou em mais de 30 famosos espetáculos, entre eles o premiado “A Grande imprecação diante dos muros da cidade”, “O Casal”, “Macbeth”, “Otelo”, “Ricardo III”, “As Viúvas”, “Cantos Peregrinos”, “O Noviço” e “O Rei e o Jardineiro” e é diretora da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, na cidade de Santos.

A homenagem será seguida pela apresentação do espetáculo ‘Gandhi, a Ética Inspiradora’, às 21 horas. O espetáculo convida a plateia a fazer uma longa e sensível reflexão sobre a liderança, a não-violência e introduz princípios ético-filosóficos nas relações humanas, falando sobre integração, cooperativismo e amor.

Este ano, o FESCETE marca uma diferente forma de caminhar pela arte genuinamente coletiva que é o teatro. Nessa diversidade que ele se acomoda, o festival vem verticalizar seu olhar nas partes que formam esse todo. Singularidade é a temática que vai permear a 22ª edição. Dentro do pensamento singular, o festival busca a originalidade e as excentricidades individuais como verdades parciais contextualizadas no coletivo a que pertencem. 

Linguagens e categorias

Além das cenas nas mostras competitivas Mirim, Estudantil, Adulto e Monólogo, o FESCETE conta com diversas atividades, tais como encontro de palhaçaria, mesa redonda sobre a temática, oficinas e workshops e concurso de poesias. O festival reúne coletivos de toda a Baixada Santista, São Paulo, Indaiatuba e Rio de Janeiro em mais de nove espaços descentralizados de Santos.

A equipe do Coletivo Negro da Bahia, a atriz transexual Renata Carvalho e o cantor e compositor Silvino, que dialoga sobre a vivência com o HIV em suas canções, são alguns dos responsáveis pelas Rodas de Conversa. 

Campanhas solidárias

A atual edição também contará com duas campanhas solidárias: arrecadação de alimentos enlatados para as cestas básicas das famílias atendidas pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (Gapa/BS) com doação de alimentos; e de recolher novelos de lãs para o grupo voluntário Quadradinhos de Amor, que costura mantas para população mais vulnerável. 

O Festival

Realizado pelo TESCOM Promoções Artísticas e Culturais, o evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos/Secretaria de Cultura e conta com o patrocínio da Codesp.

Os números são notórios na trajetória do Fescete ao longo destes 21 anos: cerca de 190 mil espectadores, mais de 1500 apresentações artísticas com cenas e espetáculos em mostras competitivas e convidadas. Somente na última edição, foram mais de 80 ações artísticas. Durante seu histórico, gerações de artistas despontaram no evento.

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vandalismo 'apaga' túneis da Rodovia Imigrantes em sentido a Capital

Segundo a Ecovias, dois túneis da via estão sem iluminação; concessionária já trabalha para resolver problema

Cotidiano

Ruas de São Vicente serão interditadas para obras no sistema da Sabesp

Na próxima semana, os trabalhos precisarão interditar o trânsito das ruas Alcides de Araújo, Martin Afonso e José Bonifácio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter