O cineasta espanhol Pedro Almodóvar ganhará uma homenagem na Cinemateca Brasileira / Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade
A Cinemateca Brasileira, localizada em São Paulo, anunciou uma programação de peso para o primeiro semestre de 2026. O grande destaque é uma mostra retrospectiva dedicada ao cineasta espanhol Pedro Almodóvar.
Realizada em parceria com a embaixada da Espanha no Brasil, a iniciativa levará ao público 15 filmes icônicos do diretor de clássicos como "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" e "Tudo sobre a Minha Mãe".
Continua depois da publicidade
Além da celebração ao cinema espanhol, a instituição prepara uma homenagem especial ao cineasta argentino-brasileiro Hector Babenco, que completaria 80 anos em fevereiro.
A retrospectiva de Babenco apresentará cópias restauradas de 11 longas-metragens, incluindo o documentário "O Fabuloso Fittipaldi" e o sensível "Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer Parou", dirigido por Bárbara Paz, que registra os últimos momentos e reflexões do diretor.
Continua depois da publicidade
O anúncio acontece em um momento de franca expansão para a Cinemateca. Em 2025, o espaço registrou seu maior público anual desde a reabertura em 2022, contabilizando mais de 210 mil visitantes.
Ao longo dos últimos 12 meses, a instituição promoveu 42 mostras, consolidando-se como um dos principais eixos culturais do país. As datas específicas das sessões e a abertura de ingressos para as mostras de 2026 devem ser divulgadas em breve.