Cinema Azul é um projeto voltado para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Cine Roxy realiza nesta semana novas sessões do Cinema Azul, projeto voltado para a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. A primeira exibição aconteceu nesta terça-feira (19), no Cine Roxy 5, em Santos (Av. Ana Costa, 433).
No dia seguinte, esta terça-feira (20), às 14h30, será a vez do Cine Roxy 6, no Shopping Brisamar, em São Vicente (Rua Frei Gaspar, 365, Centro). A entrada é gratuita, mediante apresentação de laudo ou carteirinha de PCD, com direito a acompanhante adulto.
Continua depois da publicidade
O projeto é realizado em parceria com o Grupo Inclusão para Todos e adapta toda a experiência do cinema para garantir conforto e acolhimento.
Maior cinema do Brasil fica fora de shopping, assim como o Cine Roxy, e tem sala para mais de 1.500 pessoas.
Continua depois da publicidade
Entre as medidas estão: projeção com meia-luz, som em volume reduzido, temperatura ambiente controlada e maior espaçamento entre os assentos.
O formato foi pensado especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também atende outras condições que exigem ambiente sensorial mais amigável. Durante a sessão, o público tem liberdade para circular, dançar ou cantar.
Com pelo menos três anos de história, o Cinema Azul já virou tradição no Roxy em Santos e São Vicente, além de integrar a programação anual do Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos. Nesta edição, o título do filme será mantido em segredo até o momento da exibição.
Continua depois da publicidade
Segundo os organizadores, o objetivo é democratizar o acesso ao cinema e criar um espaço de lazer inclusivo, que valorize a diversidade e incentive a convivência.