Cultura
Filme de Kleber Mendonça Filho era esperança nacional, mas noite em Londres terminou sem troféus para produções brasileiras
'O Agente Secreto' concorria a melhor filme em língua não inglesa e melhor roteiro original / Vitrine Filmes/Divulgação
Continua depois da publicidade
O cinema brasileiro viveu uma noite de frustração no British Academy Film Awards (Bafta) 2026. O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, não venceu nenhuma das categorias em que estava indicado durante a cerimônia realizada neste domingo (22), em Londres.
A produção concorria a melhor filme em língua não inglesa e melhor roteiro original, mas acabou superada pelos concorrentes.
Continua depois da publicidade
Na categoria internacional, o prêmio ficou com Valor Sentimental, que também integra a disputa ao Oscar. Já o troféu de roteiro original foi para Pecadores.
Veja também: Wagner Moura e 'O Agente Secreto' fazem história no Globo de Ouro
Continua depois da publicidade
Na categoria de melhor filme em língua não inglesa, O Agente Secreto enfrentou Apenas Um Acidente (França), Sirât (Espanha), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e o vencedor Valor Sentimental (Noruega). O grupo de indicados coincide, em grande parte, com o da corrida ao Oscar, reforçando o peso da disputa.
Entre os roteiros originais, a produção brasileira competia com Eu Juro, Marty Supreme, Valor Sentimental e Pecadores, que levou a estatueta.
Ainda não assistiu 'O Agente Secreto', confira o trailer na íntegra e marque a próximo sessão pipoca:
Continua depois da publicidade
Este foi o segundo ano consecutivo com representantes do Brasil na premiação britânica. Em 2025, Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, também disputou melhor filme em língua não inglesa, mas perdeu para Emilia Perez.
Veja também: 'Minha vida mudou': Atores de 'O Agente Secreto' celebram sucesso do filme no Oscar
Apesar do protagonismo no longa, Wagner Moura não foi indicado a melhor ator e sequer integrou a pré-lista divulgada em janeiro.
Continua depois da publicidade
Além de O Agente Secreto, outros nomes brasileiros participaram da cerimônia. O diretor de fotografia Adolpho Veloso concorreu por Sonhos de Trem, mas o prêmio ficou com Michael Bauman, por Uma Batalha Após a Outra.
Já a cineasta Petra Costa disputou a categoria de documentário com Apocalipse nos Trópicos, porém a estatueta foi entregue a Mr. Nobody Against Putin.
Sem troféus, a participação brasileira no Bafta 2026 mantém a visibilidade internacional do cinema nacional, mas reforça o desafio de converter indicações em vitórias nas principais premiações globais.
Continua depois da publicidade