Continua depois da publicidade
A praça Mauá vai reviver os memoráveis desfiles do Bloco Oswaldo Cruz no ‘Carnabonde 2014’, no próximo dia 22, às 15h. No tradicional baile a céu aberto, o bonde turístico é transformado em trio elétrico e decorado de forma a representar o bloco homenageado. Reúne atores caracterizados de antigos foliões e leva muita música e animação às ruas do Centro Histórico.
O evento é um resgate da tradição dos blocos, das batalhas de confete e das fantasias, tudo isso realizado em clima familiar. A folia marca, ainda, a entrega simbólica da chave do município ao Rei Momo João Paulo Rivera, em cerimônia que também homenageia antigos foliões do 'Oswaldo Cruz'.
História
O Bloco Oswaldo Cruz nasceu de time de futebol de várzea fundado em 6 de maio de 1946, criado para oferecer atividades esportivas a moradores da rua Campos Melo, na Vila Nova. Tinha comando de Eládio, Bicalho, Milton Boca Mole, Waldir, Doca e Loirinho, que participaram dos tradicionais desfiles carnavalescos ‘Dona Doroteia Vamos Furar Aquela Onda’.
Continua depois da publicidade
Nesta folia, conquistou o pentacampeonato na categoria não-patusco, nos anos 1980 a 1984, com os enredos ‘Cassino’, ‘No Reino de Netuno’, ‘Exaltando a Natureza’, ‘O Carnaval Carioca Através da Música’ e ‘Chineses do Mercado’.
Os componentes tiveram como interpretes nomes consagrados da MPB, como Elza Soares e Originais do Samba. Com as cores azul, vermelho e branco, sob a coordenação do carnavalesco Demóstenes Peixoto, o bloco também levou diversos enredos para a avenida, com destaque para ‘Homenagem ao Palhaço Arrelia’, em 1986, e ‘Na Rússia Tem e Aqui Também’, em 1987. O último desfile ocorreu em 1988.
Continua depois da publicidade