Cultura

Artes Visuais do Mapa Cultural Paulista tem obras expostas

São cerca de 20 artistas expondo as obras realizadas para a etapa municipal da competição cultural

Publicado em 03/06/2013 às 17:28

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

A arte abstrata, traço mais encontrado no estilo contemporâneo, foi a principal característica das obras da etapa municipal do Mapa Cultural Paulista. As pinturas e esculturas da categoria Artes Visuais podem ser conferidas na Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP Campus Guarujá até quinta-feira (6). A ação é da Secretaria Municipal de Cultura.  A UNAERP fica na Avenida Dom Pedro I, 3.300 na Enseada.

 

Continua depois da publicidade

As obras que compõe a categoria são artes plásticas, fotografias e desenhos de humor. Na última terça-feira (28), o júri avaliou as obras e classificou os três melhores trabalhos visuais. Os vencedores concorrem à próxima fase, que é a regional do litoral paulista. No ano de 2010, Guarujá conquistou o 1º lugar na categoria.

Quadros expostos na UNAERP - Foto Divulgação

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade

O assistente técnico do setor das artes plásticas, Sérgio Yplinsky, afirma que a competição revela grandes artistas espalhados pelo Município. “A cada edição analisamos a evolução e a dedicação dos artistas na confecção das obras. São artes de qualidade, que precisam ser descobertas no Município e no Estado”. Segundo Yplinsky, a criatividade usada na técnica deve ser valorizada.

 

Continua depois da publicidade

O artista plástico Aldo Ribeiro participa da competição pela segunda vez e coloca a arte como principal motivação para viver. “Eu confecciono esculturas há muitos anos e acredito que o empenho venha da inspiração de cada artista. O importante é participar e expor as obras, mostrar o esforço diário.”

Continua depois da publicidade

 

Ribeiro usa a técnica do metal nas obras, trazidas pela inspiração do artista Gilmar Pina. Ele confeccionou três esculturas para a competição cultural, que se completam, simbolizando o início, meio e fim. Os nomes das obras, respectivamente, são: Evolução, Paixão e Oxidação.

Continua depois da publicidade

 

Estão participando da competição os seguintes artistas:

 

Desenhos de humor: Eduardo de Oliveira e Wado Filho

Artes Plásticas: Ieda Mussi, Jorge Araújo, Thiago Almeida, Márcia Pontes, Carlos Rojo, Aldo Ribeiro, Vicente Tápias, Marcelus Fenix, Hiromiti Kamada e Janaína Silveira. 

Fotografia: Raimundo Nonato e Carol Silveira.

 

Mapa Cultural Paulista – A iniciativa busca oferecer uma ideia esquemática da diversidade e distribuição do folclore e de outras manifestações culturais populares em todas as cidades do Estado. A ação representa que a chegada da industrialização e a urbanização, não deram fim às expressões artísticas, como se preconizava tempos atrás. O projeto já possui mais de 10 anos em Guarujá e acontece bienalmente.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software