X

COMEÇA HOJE

Arte na Pinacoteca abre última exposição inédita e gratuita do ano na Baixada Santista

Inclusiva, mostra na Pinacoteca Benedicto Calixto terá intérprete de libras, audiodescrição e braille 

Da Reportagem

Publicado em 27/10/2023 às 11:35

Atualizado em 27/10/2023 às 11:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O projeto "Arte na Pinacoteca" escolheu a exposição Nascer é muito Comprido para encerrar o ciclo de exposições inéditas e gratuitas de 202 / Divulgação

O projeto “Arte na Pinacoteca” escolheu a exposição Nascer é muito Comprido para encerrar o ciclo de exposições inéditas e gratuitas de 2023, na Baixada Santista. Sempre na Pinacoteca Benedicto Calixto, local icônico e muito querido pela população santista, foram várias iniciativas com o objetivo de democratizar e estimular a arte e a cultura na região. “Não poderíamos concluir o ano com mostra mais apropriada. Com certeza será mais um sucesso de visitação”, afirma Roberto Santini, presidente da Pinacoteca Benedicto Calixto. 
 
A exposição – pela primeira vez na região – é uma breve retrospectiva da obra visual do artista Carlos Zibel, também curador e crítico de arte. A partir de 27 de outubro, poderá ser apreciada de terça a domingo, das 9h às 18h. Uma das premissas do projeto é ser inclusivo; assim, é oferecido ao público, intérprete de libras, audiodescrição e braille. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
Nas sete séries e obras apresentadas na mostra, Zibel tematiza e escolhe técnicas de acordo com um processo de desdobro que, em muitas oportunidades, alterna indagações artísticas em um processo pessoal que sugere um caminhar em espiral. Mesmo em um olhar breve, oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar durante o percurso experiências estéticas instigantes e a iniciação no universo do artista.
 
A mostra demandou à curadoria pensar em grupos de trabalhos reunidos em torno das técnicas, suportes e tipo de figuração, já que essa escolha fez parte das intenções artísticas e das formas de viabilização das séries.
 
“O reencontro com os vários eixos de pesquisa artística nunca se dá no mesmo nível, pois, ao guardar a experiência anteriormente realizada, ele a incorpora em um salto acima e à frente”, analisa Antonio Carlos Cavalcanti Filho, curador da exposição.
 
Arte na Pinacoteca
 
A exposição faz parte do projeto "Arte na Pinacoteca", que tem o objetivo de promover e disponibilizar às crianças, jovens, estudantes, professores e interessados manifestações culturais diversas. 
 
O projeto - patrocinado por Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog - é realizada pela Fundação Benedicto Calixto com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente. “Apoiar o Arte na Pinacoteca é promover o acesso à cultura e deixar um legado social para a Baixada Santista. É uma forma de contribuir para que mais pessoas, especialmente crianças e jovens de Escolas Públicas, vivenciem o potencial transformador da arte como vetor de desenvolvimento e alavancagem da nossa região”, diz Claudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da Brasil Terminal Portuário (BTP), empresa que, em 2023, completa dez anos de operações no Porto de Santos e tem o compromisso de fortalecer a relação porto-cidade.  
 
A associação entre um importante polo de cultura, como é a Pinacoteca - instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos - e a Weimar é uma espetacular junção de forças e propulsão de propósitos. 
 
Uma rica e frequente programação por meio de exposições, palestras e oficinas, por exemplo, busca democratizar e estimular o consumo da arte e da cultura na região. O projeto prevê também visitação gratuita para alunos da rede pública, com foco nas regiões mais distantes. As crianças ganham transporte e lanche, além de um dia repleto de cultura.  
 
Exposição “Nascer é Muito Comprido”
De de 27/10/23 a 7 de janeiro
Pinacoteca Benedicto Calixto - Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos - SP
Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h
Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364
Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter