Variedades

Conheça o filme que 'trouxe' o Oscar para o Brasil muito antes do que você imagina

Antes de 'Ainda Estou Aqui' conseguiu o Oscar em 2025, outra produção falada em português conseguiu vencer na mesma categoria décadas antes

Gabriel Fernandes

Publicado em 19/01/2026 às 14:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Jogador e ator Breno Mello foi o protagonista de 'Orfeu Negro' / Reprodução

Continua depois da publicidade

"Ainda Estou Aqui" se tornou um dos principais filmes do cinema nacional por ter conseguido o feito de trazer o tão sonhado Oscar ao Brasil. Só que pode-se dizer que, de certa forma, essa vitória aconteceu em 1960. Entretanto, o prêmio acabou indo para a França.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Passando-se durante o período de Carnaval do Rio de Janeiro, a produção foi estrelada por um então famoso jogador de futebol e era falada totalmente em português.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ben Affleck revela mágoa profunda com o Oscar por situação que o fez passar vergonha

• O primeiro ingresso de cinema online da história foi comprado por uma vencedora do Oscar

Qual filme era esse?

Rotulado como "Orfeu Negro" (ou "Orfeu do Carnaval"), sua produção foi realizada em uma parceria entre Itália, França e Brasil. A produção teve como base a peça "Orfeu da Conceição", escrita em 1954 por Vinícius de Moraes, com pitadas da mitologia grega de Orfeu e Eurídice.

Curiosamente, a trilha sonora foi composta pelas canções "A Felicidade", de Tom Jobim, e "Manhã de Carnaval", de Luiz Bonfá.

Continua depois da publicidade

Os protagonistas foram interpretados pelo jogador brasileiro Breno Mello e pela atriz francesa, nascida nos Estados Unidos, Marpessa Dawn.

Prêmios

Não foi apenas o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro que "Orfeu Negro" conseguiu conquistar, mas também a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1959.

Sobre o filme

O longa apresenta a história romântica entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu. Eles se conheceram durante o Carnaval do Rio de Janeiro e se apaixonaram, mas o segundo possui uma noiva ciumenta. Segundo uma lenda antiga, o amor do casal é acompanhado de perto pela morte, o que faz Orfeu ir até os infernos para salvar a sua grande paixão.

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software