Jogador e ator Breno Mello foi o protagonista de 'Orfeu Negro' / Reprodução
Continua depois da publicidade
"Ainda Estou Aqui" se tornou um dos principais filmes do cinema nacional por ter conseguido o feito de trazer o tão sonhado Oscar ao Brasil. Só que pode-se dizer que, de certa forma, essa vitória aconteceu em 1960. Entretanto, o prêmio acabou indo para a França.
Passando-se durante o período de Carnaval do Rio de Janeiro, a produção foi estrelada por um então famoso jogador de futebol e era falada totalmente em português.
Continua depois da publicidade
Rotulado como "Orfeu Negro" (ou "Orfeu do Carnaval"), sua produção foi realizada em uma parceria entre Itália, França e Brasil. A produção teve como base a peça "Orfeu da Conceição", escrita em 1954 por Vinícius de Moraes, com pitadas da mitologia grega de Orfeu e Eurídice.
Curiosamente, a trilha sonora foi composta pelas canções "A Felicidade", de Tom Jobim, e "Manhã de Carnaval", de Luiz Bonfá.
Continua depois da publicidade
Os protagonistas foram interpretados pelo jogador brasileiro Breno Mello e pela atriz francesa, nascida nos Estados Unidos, Marpessa Dawn.
Não foi apenas o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro que "Orfeu Negro" conseguiu conquistar, mas também a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1959.
O longa apresenta a história romântica entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu. Eles se conheceram durante o Carnaval do Rio de Janeiro e se apaixonaram, mas o segundo possui uma noiva ciumenta. Segundo uma lenda antiga, o amor do casal é acompanhado de perto pela morte, o que faz Orfeu ir até os infernos para salvar a sua grande paixão.
Continua depois da publicidade