A escultura das 'Mulheres de Areia' serviu de inspiração para a novela homônima / Reprodução/Wikimedia Commons
Continua depois da publicidade
Muita gente não deve lembrar, mas algumas praias do litoral de São Paulo fizeram história como cenários de novelas famosas. Foi o caso da cidade de Itanhaém, que recebeu as gravações do folhetim "Mulheres de Areia", escrita por Ivani Ribeiro e exibida pela extinta TV Tupi em 1993.
A trama estrelada por Eva Wilma teve cenas gravadas na Praia dos Pescadores, que até hoje é considerada como cartão-postal de Itanhaém. Ainda vale mencionar que a novela virou uma das mais consagradas da história da teledramaturgia brasileira.
Continua depois da publicidade
Outra região que recebeu gravações foi o bairro do Suarão, que destacou-se como cenário da novela "O Espantalho" (1977), também dirigida por Ivani Ribeiro e produzida pelos Estúdios Silvio Santos. O elenco reuniu nomes como Nathália Timberg, Rolando Boldrin, Carlos Alberto Riccelli, Suzy Camacho, Fábio Cardoso e Jardel Filho.
Já a cidade de Santos ainda serviu de cenário para o folhetim histórico de "Éramos Seis", exibida pela TV Globo em 2019. A trama girava em torno do romance de Maria José Dupré e retratou a narrativa da família Lemos. Num geral, a produção aproveitou locais como o Centro Histórico para desenvolver a novela ambientada na década de 1920. Relembre um trecho publicado pela TV Globo.
Continua depois da publicidade
Além destes, o Guarujá também foi escolhido para as gravações de "O Tempo Não Para", novela exibida pela TV Globo em 2018. O município deu vida a uma mistura de ficção científica com comédia, que conta a história de uma família que é congelada no tempo. As primeiras cenas foram registradas na Praia de Pernambuco, algo que instigou o turismo local.
A cidade ainda foi cenário de "Vende-se um Véu de Noiva", exibida pelo SBT em 2009. O folhetim romântico teve gravações na Praia do Perequê, destacando as belezas naturais da região cinematográfica.