Variedades

Conheça as praias do litoral de SP que fizeram história como cenário de novelas

Ao menos três municípios da Baixada Santista ficaram marcados na memória de muitos noveleiros devido as tramas românticas

Giovanna Camiotto

Publicado em 17/09/2025 às 22:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A escultura das 'Mulheres de Areia' serviu de inspiração para a novela homônima / Reprodução/Wikimedia Commons

Continua depois da publicidade

Muita gente não deve lembrar, mas algumas praias do litoral de São Paulo fizeram história como cenários de novelas famosas. Foi o caso da cidade de Itanhaém, que recebeu as gravações do folhetim "Mulheres de Areia", escrita por Ivani Ribeiro e exibida pela extinta TV Tupi em 1993.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A trama estrelada por Eva Wilma teve cenas gravadas na Praia dos Pescadores, que até hoje é considerada como cartão-postal de Itanhaém. Ainda vale mencionar que a novela virou uma das mais consagradas da história da teledramaturgia brasileira.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Vale Tudo': César descobre segredo de Odete; veja resumo do capítulo de quinta (18)

• 'Vale Tudo' vai apresentar um personagem novo que pode abalar toda a trama

• Moeda de R$ 1 antiga vira item de colecionador e vale fortuna; veja qual

Outra região que recebeu gravações foi o bairro do Suarão, que destacou-se como cenário da novela "O Espantalho" (1977), também dirigida por Ivani Ribeiro e produzida pelos Estúdios Silvio Santos. O elenco reuniu nomes como Nathália Timberg, Rolando Boldrin, Carlos Alberto Riccelli, Suzy Camacho, Fábio Cardoso e Jardel Filho.

Lembra dessas?

Já a cidade de Santos ainda serviu de cenário para o folhetim histórico de "Éramos Seis", exibida pela TV Globo em 2019. A trama girava em torno do romance de Maria José Dupré e retratou a narrativa da família Lemos. Num geral, a produção aproveitou locais como o Centro Histórico para desenvolver a novela ambientada na década de 1920. Relembre um trecho publicado pela TV Globo.

Continua depois da publicidade

Além destes, o Guarujá também foi escolhido para as gravações de "O Tempo Não Para", novela exibida pela TV Globo em 2018. O município deu vida a uma mistura de ficção científica com comédia, que conta a história de uma família que é congelada no tempo. As primeiras cenas foram registradas na Praia de Pernambuco, algo que instigou o turismo local.

A cidade ainda foi cenário de "Vende-se um Véu de Noiva", exibida pelo SBT em 2009. O folhetim romântico teve gravações na Praia do Perequê, destacando as belezas naturais da região cinematográfica.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software