Normalmente, quem sofre de venustrafobia costuma a apresentar uma série de diagnósticos diferentes / Vera Arsic/Pexels
Continua depois da publicidade
Alguns medos específicos podem se transformar em quadros de ansiedade severa, a ponto de impedir que certas pessoas realizem suas atividades diárias. É o caso da venustrafobia, caracterizada por um medo irracional, excessivo e persistente de mulheres bonitas.
Embora o medo seja uma emoção saudável, normalmente projetada para nos proteger, ele ocorre porque o organismo secreta diversos hormônios que ajudam a manter a segurança.
Continua depois da publicidade
O problema é que, às vezes, esses hormônios enviam sinais de alerta quando não há perigo real. Isso pode gerar medos irracionais capazes de interferir diretamente na rotina.
Inclusive, o Diário já explicou em uma matéria sobre outros relacionamentos como o NATO.
Continua depois da publicidade
Também conhecida como caliginefobia, a venustrafobia é marcada pelo medo de mulheres bonitas. Entre os sintomas mais comuns estão batimentos cardíacos acelerados, sudorese, tremores e sentimentos avassaladores de pavor e pânico.
Essa fobia pode impactar significativamente a vida cotidiana, tornando as interações sociais e os relacionamentos um grande desafio.
Normalmente, os homens que sofrem de venustrafobia também costumam apresentar esse diagnóstico por conta de experiências de rejeição ou humilhação diante de mulheres bonitas, além de sentimentos de inferioridade.
Continua depois da publicidade
Já outras pessoas contam com sentimentos de nunca ser "bom o suficiente" e transtornos de ansiedade preexistentes.
Jeff Guenther, um dos terapeutas mais famosos do mundo e com mais de 20 anos de experiência, disse recentemente que criou uma lista de 10 perguntas bem desconcertantes, e que não se devem fazer ao seu parceiro, pois testam como está o amor e a confiança do casal.