Segundo Higashi, os indivíduos autoritários são frequentemente 'desajeitados na comunicação' / Ketut Subiyanto/Pexels
Continua depois da publicidade
A vivência com pessoas autoritárias pode influenciar, e muito, na nossa rotina. Exitem algumas frases proferidas por essas pessoas, que ainda se tornam bastante prejudiciais para a saúde. Porém, existe uma maneira bastante eficaz de estabelecer um limite, proteger sua energia e ainda restaurar a harmonia.
Segundo a renomada especialista em linguagem, Kanako Higashi, oferece um guia prático para pessoas com temperamento calmo enfrentarem o autoritarismo.
Continua depois da publicidade
No entanto, o ponto de partida é decifrar a verdadeira razão por trás desse comportamento desafiador.
Segundo Higashi, os indivíduos autoritários são frequentemente "desajeitados na comunicação", pois eles lutam para expressar suas ideias de forma clara e respeitosa, recorrendo a uma linguagem forte e unilateral que desconsidera o próximo.
Continua depois da publicidade
As pessoas que normalmente agem na base do autoritarismo, são bastante inseguras. Inclusive, muitas delas sofrem de ansiedade ou sentimentos de inferioridade.
Por isso, elas tentam compensar essas fraquezas exibindo uma "força" dominadora para esconder sua vulnerabilidade.
Ao portal japonês Diamond, Higashi ressalta que "aceitar as palavras e ações emocionais da outra pessoa é como levar um soco por vez, e isso desgasta a mente e o corpo. Se você deixar a outra pessoa controlar o ritmo, você se tornará nada mais do que um saco de pancadas".
Continua depois da publicidade
Segundo ela, existe uma "palavra mágica" para cortar esse ciclo e, inclusive, ela pode resumir a palavra "não". Essa palavra comunica que você não aceitará ordens injustas ou desrespeitosas, recuperando o controle.
Manter a serenidade e a civilidade ao usar o "não", é importante para manter a serenidade, além de evitar debates prolongados ou justificativas desnecessárias.
Se apresentar com firmeza, mas sem hostilidade, é uma estratégia ideal para preservar sua autonomia e evitar conflitos desnecessários.
Continua depois da publicidade
Porém, encarar pessoas autoritárias é um aprendizado contínuo de autoconhecimento, definição de limites claros e comunicação assertiva.