Esse código é conhecido por conseguir auxiliar mais facilmente na relação entre várias pessoas / Fauxels/Pexels
Continua depois da publicidade
A comunicação verbal conta com diversas práticas que envolvem o psicológico humano, obviamente. Só que uma regra, conhecida como 7-38-55, parece um código secreto, mas possui um significado muito maior.
Criada por Albert Mehrabian, professor emérito de Psicologia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, ela possui importância na comunicação não verbal, que é expressa pelo corpo durante a interação.
Continua depois da publicidade
Essa divisão em números significa diferentes cenários na comunicação verbal, onde 7% representam as palavras; já os 38% fazem parte do tom de voz, e isso inclui a velocidade e o volume.
Enquanto isso, os 55% são a linguagem corporal, como movimentos, expressões faciais e contato visual.
Continua depois da publicidade
Leia também: O que significa evitar o olhar nos olhos durante uma conversa, segundo psicóloga
Segundo a psicopedagoga Fabíola Nascimento, em entrevista ao site MinhaVida, é importante não interpretar esse estudo de forma equivocada, visto que essa regra funciona quando não vamos expressar nossas emoções, indicando que a falta de harmonia entre a comunicação verbal e não verbal pode afetar a percepção da mensagem.
Além disso, de acordo com Fabíola, a regra se aplica nas conversas para criar empatia, vínculo, acolhimento e aceitação, enquanto ações como manter o contato visual, acenar com a cabeça, sorrir e manter o corpo relaxado promovem aproximação e segurança.
Continua depois da publicidade
De acordo com ela, no caso de crianças, elas se sentem seguras em um ambiente onde os cuidadores aplicam essa forma de comunicação, o que as faz ter um bom desenvolvimento.
A regra 7-38-55 também deve ser bem desenvolvida entre os alunos e professores, pois, muitas vezes, o estudante diz que não reflete o que exatamente está sendo pensado ou sentido.