Variedades

ChatGPT vai começar a 'pensar e agir sozinho' com novo recurso avançado; entenda

Novidade foi anunciada recentemente pela plataforma, e promete acirrar a competição entre a OpenAI e o Google

Gabriel Fernandes

Publicado em 18/07/2025 às 18:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

OpenAI afirmou que o novo agente da plataforma vai 'pensar' e 'agir' usando seu próprio computador virtual / Kevin Ku/Pexels

Continua depois da publicidade

As gigantes da tecnologia estão intensificando seus esforços no desenvolvimento de assistentes digitais com recursos cada vez mais avançados, como é o caso do novo modo de agente do ChatGPT, que será lançado em breve e promete acirrar a competição entre a OpenAI e o Google.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo um comunicado oficial, a OpenAI afirmou que o novo agente da plataforma vai "pensar" e "agir" usando seu próprio computador virtual, o que permitirá lidar com solicitações complexas e orientadas para ações.

Continua depois da publicidade

O que vai mudar?

Agora, os usuários poderão usar comandos como: "Verifique meu calendário e me informe sobre as próximas reuniões com clientes com base em notícias recentes" ou "Planeje e compre ingredientes para preparar um café da manhã japonês para quatro pessoas."

Em uma breve demonstração em vídeo, funcionários da OpenAI escreveram uma instrução longa e detalhada, solicitando ao agente que ajudasse o usuário a organizar um casamento.

Continua depois da publicidade

A resposta fornecida pelo ChatGPT apresentou soluções específicas, como encontrar uma roupa adequada ao código de vestimenta e sugerir cinco opções, além de indicar hotéis que poderiam acomodar o evento com alguns dias de antecedência.

A atualização casa com uma fala recente do criador da plataforma, Sam Altman, sobre ela aos poucos começar a transformar o trabalho e mudar algumas profissões.

Onde está disponível?

O recurso está disponível para assinantes dos planos Pro, Plus ou Team, e se baseia na combinação de ferramentas como o ChatGPT Operator e o Deep Investigation, da própria OpenAI.

Continua depois da publicidade

Enquanto o Operator navega pela web, o Deep Investigation analisa fontes online para, por exemplo, compilar relatórios.

Respostas mais complexas

O ChatGPT é conhecido por ser uma inteligência artificial que responde rapidamente aos seus questionamentos. No entanto, algumas questões acabam recebendo respostas simples e com pouca qualidade. Só que uma ação simples pode reverter isso.

O pedido pode parecer trivial, mas tem um efeito profundo, pois inverte a lógica da interação. Em vez de entregar uma resposta genérica com base em poucas informações, o ChatGPT se transforma em um consultor.

Continua depois da publicidade

Antes de inserir alguma pergunta, basta digitar o seguinte comando: “Antes de responder, me faça perguntas para entender melhor o contexto.”

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software