Variedades

Chargista transforma bloqueio criativo em inspiração literária

Em sua obra, são apresentadas caricaturas, cartuns e infográficos autorais e uma jornada dentro da mente criativa

Gabriel Fernandes

Publicado em 30/08/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Chargista Seri é autor do livro 'Ih Agora? Criatividade de Bloqueio Criativo Para Leigos Como Eu' / Seri/Divulgação

Continua depois da publicidade

Durante o período da pandemia, o chargista Seri começou a fazer uma série de vídeos sobre ilustração e criatividade, nos quais passou a estabelecer uma comunicação com seu público. "Um belo dia, um seguidor me perguntou: 'Olha, no dia em que você falar sobre bloqueio criativo, me avisa, que me interessa muito.'" Foi nessa hora que ele percebeu que seria interessante escrever um livro sobre o assunto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Assim foi nascendo o que seria a obra "Ih Agora? – Criatividade de Bloqueio Criativo Para Leigos Como Eu", que, além de conter charges, caricaturas, cartuns e infográficos autorais, apresenta uma jornada dentro da mente criativa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Livro de cupons promete R$ 2.500 de descontos em restaurantes e bares de Santos

• Helena Fraga lança seu 12º livro com celebração à poesia e à vida

Ideia

Embora o ponto de partida tenha sido um comentário de um dos seus seguidores, Seri teve a ideia de começar o livro durante um podcast de um amigo, por mais que, a princípio, não tivesse acreditado que conseguiria fazer isso.

"Aí eu lembrei que sou jornalista também e tive a ideia de tentar fazer um livro-reportagem, entrevistando pessoas. Foi aí que nasceu a ideia de fazer o livro", recorda.

Continua depois da publicidade

Já a origem do nome se embasou totalmente nos próximos passos que ele teria para colocar o projeto no papel. "'E Agora?' é justamente aquele ponto em que a gente escolhe caminhos, geralmente criativos, para resolver nossas pendengas."

Extremos

Em sua obra, Seri dividiu os conceitos em dois extremos: a razão e a "desrazão". Se, no primeiro, há entrevistas com cientistas e professores que estudam o funcionamento da criatividade, no segundo há um reflexo do uso da criatividade como uma forma de expressão e cura.

Partindo desse princípio, Seri começou com uma entrevista com o neurocientista santista Ari Brito, que explicou o conceito de mindfulness, que nada mais é do que o momento em que o cérebro fica com a mente plena e focada em determinado assunto.

Continua depois da publicidade

"Ele também me explicou como funciona a criatividade cientificamente, assim como outras fontes e pessoas ligadas à criatividade de uma maneira mais racional."

Ao perceber que o assunto poderia ficar muito sério, ele optou por trazer também outra vertente do tema. "Como sou um cara meio sarrudo, falei: 'Pô, eu tenho razão, né?'... Mas, para não ficar uma coisa muito pesada e séria, procurei a 'desrazão'."

Então, Seri foi procurar Renato Di Renzo, que, desde 1994, foi um dos responsáveis pelo implemento de arte e cultura para os pacientes do antigo manicômio Anchieta e usufrui dessas ferramentas para auxiliar no cuidado e tratamento dos internos com transtornos psicológicos.

Continua depois da publicidade

"Aí eu conto desde a época em que ele entrou no manicômio, como foi recebido pelos internos, quando surgiu a Rádio Tamtam, e como os internos tratam a criatividade e como ela ajuda as pessoas a lidarem com seus traumas."

Recheio dos extremos

Após ilustrar os dois lados na obra, Seri resolveu conversar com pessoas "ditas normais". Logo, ele procurou por modelos de tendências diferentes, mas sem se ater a um nicho profissional.

"Entrevistei uma sexóloga, um escultor, um fotógrafo, um palhaço, uma drag queen, pessoas ligadas a religiões de matriz africana e um rapaz que lida com espiritismo, para entender como a criatividade é vista nesses meios também."

Continua depois da publicidade

Como adquirir?

Com 185 páginas, a obra "Ih Agora? – Criatividade de Bloqueio Criativo Para Leigos Como Eu" é o primeiro livro publicado com o selo editorial do Clube do Desapego Literário, projeto da jornalista e especialista em comunicação digital Rosa Santos.

O livro, no entanto, está sendo financiado por meio de crowdfunding, onde toda a verba será destinada ao pagamento dos custos com gráfica, correios, logística (transporte, entregas etc.), diagramação, revisão, oficinas, lançamento e pagamento a fornecedores, como o gerenciamento editorial realizado pelo selo Clube do Desapego Literário.

O lançamento oficial está previsto para acontecer em 23 de setembro, às 18h, no Verso Café, na Rua Oswaldo Cruz, 430, no bairro do Boqueirão, em Santos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software