Variedades

Césio-137 na Netflix: 'Emergência Radioativa' reconta o maior acidente nuclear do Brasil

Inspirada no maior acidente radiológico ocorrido fora de usinas nucleares, a minissérie nacional estreia em março revelando detalhes da contaminação em 1987

Gabriel Fernandes

Publicado em 08/02/2026 às 15:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Minissérie é inspirada em eventos reais sobre o maior acidente radioativo do mundo / Netflix/Divulgação

Continua depois da publicidade

A Netflix divulgou um vídeo com o elenco e equipe que comentam sobre a minissérie nacional, "Emergência Radioativa". A produção inspirada no acidente real com o Césio-137, ocorrido em Goiânia em 1987.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Veja o vídeo abaixo:

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Bridgerton', 'Twisters' e '50 Tons de Cinza' são as grandes apostas da Netflix para fevereiro

• De olho no Oscar: Netflix confirma chegada de 'O Agente Secreto' ao catálogo do serviço

O que foi este acidente?

O episódio aconteceu em 13 de setembro de 1987, quando o dono de um ferro-velho abriu a marretadas uma cápsula de raio-X encontrada em uma clínica abandonada no centro da cidade de Goiânia, em Goiás.

Ao abri-la, um pó com brilho azulado começou a sair e foi distribuído a vários curiosos que passavam pelo ferro-velho. O pó em questão era o Césio-137, um elemento que emite radiação e é usado em radioterapia.

Continua depois da publicidade

De imediato, quatro pessoas morreram e milhares foram contaminadas, assim como o próprio ambiente, que gerou toneladas de lixo atômico.

Até hoje, o acidente é considerado o maior do mundo ocorrido fora de usinas nucleares e o maior da história do Brasil, dando origem à data comemorativa instituída pela Lei nº 12.646/2012.

Sobre a série

A minissérie da Netflix abordará exatamente esse episódio e os seus desdobramentos, focando principalmente nas pessoas anônimas que auxiliaram na solução do problema e salvaram diversas vidas, como uma família inteira que foi atingida pelo acidente.

Continua depois da publicidade

Quem estrela?

A produção será estrelada por Johnny Massaro (Márcio), ao lado de Paulo Gorgulho (Orenstein), Tuca Andrada (Governador), Bukassa Kabengele (Evenildo), Ana Costa (Antônia), Alan Rocha (João), Marina Merlino (Catarina), William Costa (Darlei), Antonio Saboia (Eduardo), Luiz Bertazzo (Loureiro), Clarissa Kiste (Paula) e Douglas Simon (Souza).

O elenco conta ainda com as participações especiais de Leandra Leal (Esther) e de Emílio de Mello (César).

A direção é assinada por Fernando Coimbra e Iberê Carvalho, com produção de Caio Gullane e Fabiano Gullane. A criação é de Gustavo Lipsztein, com produção executiva de Caio Gullane, Fabiano Gullane, Pablo Torrecillas e Ana Saito.

Continua depois da publicidade

Quando ela estreia?

A minissérie "Emergência Radioativa" estreia em 18 de março na Netflix.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software