'Bastardos Inglórios' foi um dos títulos vaiados pelo público do festival / Universal Pictures/Divulgação
Continua depois da publicidade
Por mais que o Festival de Cannes tenha se tornado um dos principais termômetros para o Oscar, devido às vitórias de "Anora" e "Parasita", alguns títulos que se tornaram bastante populares com o tempo não foram necessariamente bem recebidos pelos presentes.
Diferente do nacional "O Agente Secreto", que foi aplaudido por quase 10 minutos, títulos de cineastas como Quentin Tarantino e David Lynch chegaram até mesmo a ser totalmente desprezados.
Continua depois da publicidade
Com essa informação em mente, o Diário do Litoral separou quais foram os cinco filmes que mais receberam críticas negativas em Cannes, mas que se tornaram populares em outras premiações e no gosto do público.
Considerado um dos mais populares títulos de Tarantino, a produção estrelada por Brad Pitt e Christoph Waltz foi recebida com indiferença na época e chegou a ser vaiada após o término de sua primeira exibição.
Continua depois da publicidade
Alguns meses depois, a produção se mostrou como um dos maiores sucessos do cineasta e recebeu várias indicações ao Oscar.
"Twin Peaks" pode ser considerado um dos melhores trabalhos de David Lynch, mas sua continuação não conseguiu cair nas graças do público de Cannes, e o cineasta, que na época era um dos mais badalados do evento, recebeu diversas vaias por seu trabalho.
Pode parecer mentira, mas o título que alavancou de vez as carreiras de Tarantino, Samuel L. Jackson e Uma Thurman foi vaiado em Cannes. Entretanto, isso aconteceu não após sua exibição, mas ao ser anunciado como o grande vencedor da Palma de Ouro.
Continua depois da publicidade
Na época, o grande favorito era "A Fraternidade é Vermelha", de Krzysztof Kieślowski. Logo, alguns presentes do festival se opuseram ao resultado e passaram a vaiar o então vencedor da edição de 1994.
Assim como "Pulp Fiction", a produção de Martin Scorsese também venceu a Palma de Ouro e foi responsável por alavancar sua carreira e a de Robert De Niro. Porém, o excesso de violência e niilismo foi bastante criticado por muitos em Cannes.
A produção estrelada por Nicolas Cage e Laura Dern é considerada um dos maiores clássicos da filmografia de ambos, e do próprio David Lynch. Só que ela chegou a receber vaias de um seleto grupo de pessoas, por acharem que a produção havia ido longe demais.
Continua depois da publicidade
É importante destacar que a obra também venceu a Palma de Ouro no festival.
A história gira em torno da stripper Ani (Mikey Madison), que recebe um convite do jovem bilionário Ivan (Mark Eydelshteyn) para ser sua garota de programa por uma semana. Só que durante uma viagem para Las Vegas, eles resolvem se casar e essa decisão gera consequências sérias para ambos.
O Diário do Litoral falou detalhadamente sobre o filme vencedor do Oscar em cinco categorias, incluindo melhor filme.
Continua depois da publicidade