A jornalista ainda confirmou que existe um ingrediente secreto na receita original / Paloma Clarice/Pexels
Continua depois da publicidade
O brigadeiro é considerado um dos doces mais populares do Brasil, cuja mistura de chocolate com leite condensado, chocolate em pó e manteiga resulta em um sabor único. Sua criação, no entanto, foi entrelaçada a um cenário político e à bisavó de uma famosa jornalista.
Em uma entrevista ao programa "Companhia Certa", a jornalista Christiane Pelajo revelou que o doce foi criado por sua bisavó, Eloisa Nabuco.
Continua depois da publicidade
De acordo com Pelajo, sua bisavó precisou se reinventar para sustentar as três filhas depois de uma separação na década de 1930.
Em 1945, ao ser contratada para trabalhar em um evento do candidato à presidência Brigadeiro Eduardo Gomes, ela criou o doce especialmente para a ocasião.
Continua depois da publicidade
"Criou o Brigadeiro e colocou o nome de Brigadeiro por causa do Brigadeiro Eduardo Gomes", explicou Pelajo.
Ela ainda confirmou que existe um ingrediente secreto na receita original, que a família guarda a sete chaves até hoje.
Veja o trecho do programa abaixo:
Continua depois da publicidade
Sua receita é uma das mais simples e fáceis de preparar, pois leva apenas leite condensado, margarina e achocolatado em pó.
Já o granulado pode ser de vários sabores, como chocolate, bolinhas de cereal e até mesmo biscoitos ou palhas italianas.
Inclusive, o TasteAtlas, plataforma internacional que funciona como um atlas da culinária tradicional, escolheu o brigadeiro como um dos melhores doces do mundo.
Continua depois da publicidade
Para fazer um brigadeiro, use uma panela funda, acrescente leite condensado, margarina e chocolate em pó. Depois, cozinhe tudo em fogo médio, mexendo até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela.
Por fim, deixe esfriar e faça pequenas bolas com as mãos, passando a massa no chocolate granulado.