Desde 4 de agosto, Bolsonaro já cumpre prisão domiciliar, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes em outro processo / Reprodução/TV Justiça
Continua depois da publicidade
O Complexo Penitenciário da Papuda pode estar prestes a receber mais um nome de peso em sua lista de detentos célebres. Com as crescentes movimentações políticas e judiciais, o ex-presidente Jair Bolsonaro surge como um potencial futuro ocupante das celas que já abrigaram políticos de alto escalão e figuras controversas.
O maior complexo prisional de Brasília é conhecido justamente por concentrar presos de repercussão nacional e internacional, e tem em seu histórico uma série de "famosos" do noticiário. Entre os nomes aparecem vários políticos, como José Genoíno e José Dirceu.
Continua depois da publicidade
O histórico das "celebridades" da Papuda inclui fatos quentes da política brasileira, como prisões em decorrência do escândalo de compra de votos, também conhecido como o "Mensalão", que estourou em meados de 2005.
Confira a galeria abaixo para lembrar dos nomes mais conhecidos que cumpriram pena na Papuda.
Continua depois da publicidade
A Papuda também já abrigou figuras que extrapolam o cenário político, como o Marcola, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das maiores facções criminosas do país, é outro nome famoso que passou pelo complexo.
O ativista italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos, também foi detido no Brasil e passou quatro anos detido na Papuda até ser solto em 2011.
Além deles, a Glória Trevi foi levada para a Papuda em meados de 2001, após ser presa no Rio de Janeiro sob acusações de envolvimento em casos de abuso sexual no México. A "suprema diva do pop" foi posteriormente extraditada, inocentada no seu País e retomou a carreira artística.
Continua depois da publicidade
O complexo penitenciário, cujo nome surgiu no século XIX devido ao apelido de uma escravizada que contraiu bócio ("papo") na região, é composto por cinco presídios.
Atualmente, a Papuda convive com o problema da superlotação, sendo que a Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF 1) registrava um déficit de quase duas mil vagas em levantamento recente.
Entenda mais sobre a provável prisão de Jair Bolsonaro na Papuda no vídeo da Jovem Pan News.
Continua depois da publicidade