Variedades

'Boas memórias': Neymar se emociona ao lembrar do clube onde jogou pela 1ª vez

O registro emocionou os seguidores e lançou luz sobre as raízes do craque, que começaram muito longe dos grandes estádios da Europa

Ana Clara Durazzo e Igor de Paiva

Publicado em 01/08/2025 às 14:00

Atualizado em 01/08/2025 às 14:24

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Após passar pelo Gremetal, Neymar Jr rapidamente se destacou nas categorias de base da Portuguesa Santista e, depois, no Santos Futebol Clube, onde despontaria para o mundo / Reprodução/Instagram

Continua depois da publicidade

O astro Neymar Jr relembrou o início de sua carreira e publicou uma foto do seu primeiro time no início da tarde desta sexta-feira (1°).Na imagem, é possível ver a quadra do Grêmio Recreativo dos Metalúrgicos de Santos, o Gremetal. O clube está localizado na Rua Paraná, no bairro Vila Mathias, em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Neymar apresenta projeto de bilhões chamado "Rota Caribe brasileiro" que não fica em SP

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Neymar apresenta projeto de bilhões chamado "Rota Caribe brasileiro" que não fica em SP

• Neymar comenta empate com lanterna e manda recado para torcida: 'Vamos esfriar a cabeça'

O registro emocionou os seguidores e lançou luz sobre as raízes do craque, que começaram muito longe dos grandes estádios da Europa.

Origem do time

O Gremetal, como é conhecido, foi muito mais que um simples ponto de partida para o jovem Neymar. Criado a partir da mobilização dos trabalhadores da categoria metalúrgica da Baixada Santista, o clube carrega décadas de história, resistência e luta social. Fundado como braço recreativo do Sindicato dos Metalúrgicos, o espaço foi palco não só de atividades esportivas, mas também de ações culturais e comunitárias que marcaram gerações.

Continua depois da publicidade

O número 7, eternizado na carreira de Neymar Jr., também tem suas origens no Gremetal. Herdado do pai, Neymar da Silva Santos, o número foi usado pelo jogador em suas primeiras partidas de futsal, inclusive nos tempos em que vestia as camisas do Gremetal e da Portuguesa Santista. 

Um clube nascido da luta operária

A história do Gremetal se entrelaça com a trajetória do Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos da Baixada Santista, fundado em 1933. O sindicato surgiu num contexto de intensa industrialização e exploração dos trabalhadores, especialmente nos arredores do Porto de Santos.

Nas décadas seguintes, a entidade enfrentaria repressões, como a intervenção em 1947 e os efeitos do golpe militar de 1964, que perseguiu lideranças e reprimiu greves históricas, como a da Cosipa nos anos 1960.

Continua depois da publicidade

O clube recreativo dos metalúrgicos nasceu justamente como espaço de acolhimento para os filhos da classe trabalhadora. Ali, onde Neymar deu seus primeiros dribles, operários e suas famílias se reuniam para praticar esportes e celebrar conquistas, num ambiente comunitário moldado pela solidariedade de base.

De Santos para o mundo

Após passar pelo Gremetal, Neymar Jr rapidamente se destacou nas categorias de base da Portuguesa Santista e, depois, no Santos Futebol Clube, onde despontaria para o mundo. Apesar da fama global e da fortuna construída no futebol europeu, o jogador demonstra, com gestos como o da publicação de hoje, que suas raízes permanecem vivas, fincadas em um chão de concreto simples, mas cheio de significado social.

O Gremetal, por sua vez, segue como símbolo vivo da interseção entre esporte, comunidade e resistência operária. E agora, mais uma vez, seu nome ganha o mundo graças à lembrança de um de seus filhos mais ilustres.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software