Variedades
A estreia dela na televisão acontece ainda na extinta 'TV Tupi'; último personagem nas telinhas foi em novela da Globo
Berta Loran em uma das participações no programa Escolinha do Professor Raimundo / TV Globo / CEDOC
Continua depois da publicidade
Ao longo de mais de uma década, Berta Loran construiu uma extensa carreira nos programas de Chico Anysio. Por muito tempo, a artista, que morreu na noite deste domingo, teve papel de destaque nos programas Escolinha do Professor Raimundo e Estados Anysios de Chico City.
A parceria começou no início da década de 1990, quando ela passou a atuar em Estados Anysios de Chico City. Logo depois, ela atuou na Escolinha do Professor Raimundo na pela da imigrante portuguesa Manuela D'Além-Mar.
Continua depois da publicidade
Na segunda versão da Escolinha do Professor Raimundo, em 2001, ela interpretou a judia Sara Rebeca e em 2004 novamente fez uma personagem portuguesa: Maria, contracenando com Agildo Ribeiro, no papel de Manuel. A atriz também atuou em Chico Total com vários personagens.
A estreia dela na televisão aconteceu em 1951 no programa "Grande Revista", da TV Tupi. A partir de aí, ela participou de diversos programas ao lado de grandes nomes como Jô Soares e o último personagem interpretado por ela nas telinhas foi em 2019, na novela "A Dona do Pedaço".
Continua depois da publicidade
Berta Loran foi uma das sobreviventes do Holocausto. Ela nasceu na área de extermínio da cidade de Varsóvia, na Polônia, até então ocupada pelo exército nazista.
Ela vivia com seus pais e irmãos na rua Mila 53, no coração de onde seria criado o Gueto de Varsóvia, área em que cerca de 380 mil judeus foram isolados pelo exército nazista.