Esses barulhos podem ser ocasionados por uma série de fatores, principalmente em relação ao tempo de fabricação da geladeira / Kevin Malik/Pexels
Continua depois da publicidade
Durante a madrugada, é bastante comum ouvirmos um estalo alto vindo da geladeira. Às vezes, essa intensidade chega a ser tão elevada que o barulho pode assustar até quem estiver distraído. Por mais que algumas pessoas já estejam acostumadas, esse estrondo indica alguns sinais.
Seja em modelos novos ou antigos, esses estalos acabam se tornando parte da rotina do eletrodoméstico. No entanto, as causas podem variar entre eles.
Continua depois da publicidade
É importante ressaltar que esses estalos emitidos pela geladeira durante a noite fazem parte do seu funcionamento normal. Entretanto, na maioria das vezes em que esses barulhos acontecem, eles são resultado da dilatação de peças internas ocasionada pelas variações de temperatura.
Isso pode ocorrer por conta do ciclo de congelamento e descongelamento, que se repete diariamente, ou quando a porta é aberta com frequência, fazendo o aparelho aquecer de forma repentina.
Continua depois da publicidade
No caso das geladeiras mais antigas, o barulho pode ser consequência do gelo se soltando das paredes do congelador. Isso, no entanto, não tende a ocorrer nas geladeiras mais modernas, que, por serem frost free e não acumularem gelo, ainda podem produzir estalos devido à movimentação dos materiais.
Outro som que pode ser ouvido é o movimento do fluido refrigerante circulando pelos tubos, o que também é completamente normal.
Assim como os estalos, chiados, zumbidos muito altos e barulhos excessivos do compressor podem ser sinais de peças sujas, desgastadas ou até mesmo quebradas.
Continua depois da publicidade
Outro ponto de atenção é observar vibrações fora do comum, que podem surgir quando o aparelho não está devidamente nivelado ou quando as prateleiras internas estão mal encaixadas, aumentando o incômodo sonoro.
Em alguns casos, o barulho surge acompanhado de situações como queda na capacidade de resfriamento, mau cheiro, vazamentos ou até superaquecimento na parte traseira. Nesses casos, há grandes chances de se tratar de uma falha técnica que precisa ser corrigida.
Mesmo que alguns deles sejam inevitáveis, por fazerem parte da normalidade, é fundamental se atentar ao contexto em que acontecem. Por isso, para evitar problemas maiores, é indicado manter a geladeira sempre limpa, nivelada e em boas condições de uso.
Continua depois da publicidade