O uso prolongado deste botão pode resultar em consequências graves / Nair Bueno/DL
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Muitos de nós já notamos aquele botão no painel dos veículos com o símbolo de uma seta circular dentro de um carro. Embora se trate de um comando importante, seu uso exige atenção especial.
Segundo o jornalista automotivo da CNN, Boris Feldman, o uso constante dessa função pode representar um risco à saúde dos passageiros e até mesmo do condutor.
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Esse botão é bastante útil para bloquear a entrada de ar externo, priorizando o uso do ar que já está dentro da cabine. É ideal para situações em que o veículo trafega por locais com mau cheiro, fumaça ou alta poluição.
Além disso, a recirculação contribui para melhorar a eficiência do ar-condicionado, especialmente em dias muito quentes. Com o ar interno já resfriado, o sistema precisa trabalhar menos para manter a temperatura desejada, resultando em economia de energia.
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Segundo Feldman, manter esse modo ativado por longos períodos pode comprometer a qualidade do ar dentro do veículo.
"Quando você está no carro, respirando e expirando, está liberando gás carbônico. Se não houver renovação do ar, os níveis desse gás aumentam, e isso é prejudicial ao organismo", explica.
Em casos extremos, o acúmulo de gás carbônico pode causar tontura, fadiga, dor de cabeça e até perda de consciência.
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Em situações pontuais, como quando há risco de entrada de fumaça ou poeira no veículo, a ativação do botão de recirculação é bastante útil.
No entanto, em viagens mais longas ou no uso contínuo do ar-condicionado, é essencial permitir que o sistema capte ar novo do ambiente externo, garantindo a renovação do ar dentro do carro.
Alguns modelos mais modernos já contam com sistemas inteligentes que, mesmo com a recirculação ativada, permitem a entrada parcial de ar externo como medida de segurança.
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Outra recomendação é intercalar o uso da recirculação com a ventilação externa. Isso ajuda a manter o ar mais puro dentro do veículo e evita os efeitos negativos do acúmulo de gás carbônico.
Conhecida como Frit Band, essa faixa preta aplicada em vidros como o para-brisa e o vigia serve para esconder a cola utilizada na fixação do vidro à carroceria do veículo.
Essa cola fica posicionada atrás da faixa preta, justamente para evitar a exposição direta ao sol, que poderia aquecê-la excessivamente e causar desgaste ao longo do tempo.
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Inclusive, estes pontos ficam mais evidênciados em veículos como o Volkswagem Up, que também é conhecido por economizar o consumo de combustível.