Automotor
Por mais que alguns modelos não conseguem sair das oficinas, esses veículos quase nunca se encontram com os mecânicos
Nissan March é um dos veículos que raramente aparecem nas oficinas / Divulgação
Continua depois da publicidade
Na hora de comprar um carro, os proprietários costumam levar em conta não apenas o preço, mas também o histórico de confiabilidade e o custo de manutenção. Afinal, nenhum motorista quer passar horas, ou dias, na oficina.
Entretanto, existem modelos que se tornaram o verdadeiro pesadelo dos mecânicos, justamente porque quase nunca aparecem para conserto.
Continua depois da publicidade
Diferente dos carros da Lecar, marca brasileira que desenvolve veículos capazes de rodar com apenas 30 litros de etanol, os modelos desta lista são populares, conhecidos e facilmente encontrados nas ruas do Brasil e do mundo.
Pensando nisso, o Diário do Litoral separou oito carros que se destacam pela robustez e baixa necessidade de manutenção. A maioria deles já está disponível apenas no mercado de seminovos, mas ainda mantém a fama de “inquebrável”.
Continua depois da publicidade
Apelidado de “carro japonês”, o March foi inicialmente fabricado no México e, depois, no Brasil. A Nissan sempre buscou associar o modelo à mecânica simples, eficiente e confiável.
Popular e durável, o hatch conquistou a reputação de ser praticamente indestrutível.
Clássico nacional, o Gol é sinônimo de resistência. Sua mecânica simples e robusta o tornou um dos carros mais comercializados do país. Não à toa, é considerado um dos automóveis mais “difíceis de quebrar” já feitos pela Volkswagen.
Sucesso de vendas, o Onix segue a mesma linha do Gol: mecânica confiável e manutenção acessível.
Os motores da família I (na primeira geração) e os modernos três-cilindros aspirado e turbo (na segunda) garantem bom desempenho e longa vida útil.
Continua depois da publicidade
A picape mais vendida do Brasil há anos faz jus à sua fama. Desde 1999, a Strada mantém a combinação de simplicidade mecânica e custo de manutenção baixo, o que conquista tanto trabalhadores quanto fãs da marca.
Primeiro SUV compacto da Honda produzido no Brasil, o HR-V sempre foi sinônimo de equilíbrio entre conforto, durabilidade e eficiência.
Mesmo com a chegada de versões mais tecnológicas, a confiabilidade mecânica segue sendo um dos grandes atrativos do modelo.
Continua depois da publicidade
Apesar do design polêmico, o Etios se tornou querido entre mecânicos e motoristas por sua suspensão bem acertada e motores resistentes.
Ele estreou os propulsores 1.3 e 1.5 da Toyota no país e herdou a fama de confiabilidade da marca, a mesma do Corolla.
Além destes citados, o canal Tática Certa também falou sobre outros veículos que raramente param nas oficinas:
Continua depois da publicidade
O pequeno jipe japonês é conhecido por sua valentia. Equipado com motor 1.3 e tração reduzida, ele foi projetado para enfrentar trilhas e resistir ao tempo.
Mesmo com as atualizações mais recentes, o Jimny segue fiel à sua essência de carro simples e praticamente inquebrável.
Um verdadeiro ícone da confiabilidade. Desde sua chegada ao Brasil, o Corolla é reconhecido pelos motores econômicos e duráveis, além da mecânica descomplicada.
Continua depois da publicidade
Outro fator que reforça sua fama é o comportamento dos donos — que costumam fazer todas as manutenções nas concessionárias, seguindo à risca as recomendações da marca.