Essa dica é ainda mais importante em dias frios, quando o óleo da transmissão fica mais grosso e tudo se move com mais dificuldade / Freepik
Continua depois da publicidade
Alguns hábitos ao volante passam de geração em geração, e este pode ser um deles. Se você dirige um carro com câmbio manual, talvez já tenha aprendido o truque de pisar na embreagem antes de dar a partida.
Esse gesto simples não custa nada e pode evitar o desgaste e possíveis falhas em componentes importantes do veículo. A seguir, entenda por que essa prática faz diferença e quais são os perigos de não usá-la.
Continua depois da publicidade
Veja também que essas ações podem destruir o motor de um carro.
Dar a partida em um carro parece simples e rápido, mas exige bastante energia. O motor de arranque faz o motor girar, a bateria fornece eletricidade e a transmissão liga o motor às rodas.
Continua depois da publicidade
Se você não pisa na embreagem, o motor de arranque precisa girar não só o motor, mas também o eixo de transmissão, que oferece resistência mesmo em ponto morto.
Já quando você pisa na embreagem, o motor fica “livre”, sem estar conectado à transmissão. Isso torna o processo de partida mais leve, economiza energia da bateria e evita desgaste no sistema.
Essa dica é ainda mais importante em dias frios, quando o óleo da transmissão fica mais grosso e tudo se move com mais dificuldade.
Continua depois da publicidade
Saiba também como esfriar o motor do carro de maneira correta quando ele superaquece.
No início, pode parecer que nada acontece se você ligar o carro sem pisar na embreagem, mas, com o tempo, esse hábito aumenta o esforço sobre o motor de arranque e a bateria.
Essa carga extra faz com que essas peças se desgastam mais rápido, o que pode gerar falhas na partida e, eventualmente, custos altos com manutenção.
Continua depois da publicidade
Por isso, muitos carros modernos só ligam quando você pressiona a embreagem. E, mesmo que o seu carro não tenha essa exigência, criar esse hábito ajuda a preservar o motor e facilita a partida.