O condutor deve avaliar a revisão automotiva com um olhar crítico / Luke Miller/Pexels
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Diversos motoristas costumam levar seus automóveis para fazer revisões em concessionárias, o que é indicado. No entanto, algumas ações realizadas nesses locais acabam empurrando serviços que, muitas vezes, não são necessários.
Por mais que alguns condutores acreditem estar fazendo um ótimo negócio, na verdade acabam caindo em algumas "pegadinhas".
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Além da tradicional revisão do veículo, algumas concessionárias oferecem aos condutores serviços adicionais, como limpeza dos bicos injetores, troca de filtros, velas, pastilhas, fluidos, suspensão e discos de freio, frequentemente apresentados como complementos.
Nessa hora, o condutor deve avaliar a revisão automotiva com um olhar crítico, discernindo o que é essencial do que é supérfluo.
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Por isso, a revisão mecânica deve ser realizada conforme a quilometragem e o uso do carro, em vez de seguir um pacote padronizado de serviços.
A troca de óleo do motor e dos filtros é um procedimento padrão, mas a substituição de peças como velas e pastilhas de freio deve ser avaliada caso a caso.
Embora possa ser uma tarefa difícil, especialmente para quem é leigo no assunto, é preciso estar atento principalmente ao comportamento dos funcionários durante o processo de revisão do veículo.
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O primeiro sinal de alerta é a falta de explicação adequada sobre a necessidade de determinado serviço. Se o prestador não consegue justificar a recomendação com base nas condições de uso do carro ou no manual do fabricante, é importante desconfiar.
Outro ponto de atenção é a pressão feita para que o proprietário aceite serviços não previstos inicialmente. Se, durante a revisão, surgirem recomendações que não estavam combinadas no agendamento, é recomendável buscar uma segunda opinião e questionar a real necessidade.
Dois serviços que são constantemente oferecidos nesse contexto são a descarbonização do motor e a cristalização da pintura.
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Porém, é preciso ficar atento com algumas questões simples que muitos condutores fazem constantemente e que podem resultar na destruição do motor do carro.
No entanto, a higienização do interior do veículo também pode ser considerada desnecessária, caso o carro não tenha passado por situações específicas, como derramamento de produtos ou transporte de animais.
Inclusive, ainda na parte de higienização, o Diário do Litoral também disponibilizou alguns truques que podem ser feitos nos vidros dos carros para eles não ficarem embaçados.
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Normalmente oferecidos pelas montadoras quando o cliente adquire um carro novo, esses pacotes quase sempre vêm acompanhados de garantia estendida e de um plano de manutenção com preços fixos até a quinta ou sexta revisão.
Por mais que possam parecer interessantes em um primeiro momento, deve-se atentar às cláusulas contratuais, uma vez que também podem constar serviços que não sejam necessários.
Lançado em 2014 no Brasil, o Volkswagen Up marcou época no mercado e rapidamente se tornou um sucesso por diversos motivos, entre eles, a grande economia no consumo de combustível. No entanto, acabou saindo de linha em 2021.
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Com design moderno, interior inteligente e motorização eficiente, o modelo também era a escolha ideal para quem procurava um automóvel econômico para o dia a dia.