Segundo a Fundação Arquivo e Memória de Santos, a bomba de combustível foi instalada em um bairro próximo à praia / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Na época em que os automóveis estavam começando a surgir, os postos de gasolina ainda não eram uma realidade. Os veículos eram então abastecidos em bombas de combustível instaladas nas ruas.
O que muitos não sabem é que o primeiro lugar a receber esse tipo de mecanismo na América do Sul foi em uma cidade do litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Inclusive, uma marca de postos de gasolina nascida em 1915, a Texaco, está de volta ao Brasil.
Segundo a Fundação Arquivo e Memória de Santos, bomba de combustível instalada ficava na Avenida Ana Costa, mais precisamente no bairro do Gonzaga. Na ocasião, ela estava localizada onde hoje fica o Atlântico Hotel.
Continua depois da publicidade
Sob propriedade de Antônio Duarte Moreira, ele havia conseguido da Prefeitura uma permissão para abastecer sua frota de táxis, provavelmente o primeiro serviço santista de transporte em carros.
Algum tempo depois, Moreira não apenas expandiu seus negócios, mas também abriu a firma A.D. Moreira, que comercializava eletrodomésticos, veículos e peças. Além disso, inaugurou outros postos de gasolina em Santos.
Atualmente, Santos conta com duas unidades em que as bombas de gasolina ficam na rua, sem estarem instaladas em postos de combustíveis.
Continua depois da publicidade
Uma delas fica na Avenida Bernardino de Campos, no bairro do Campo Grande, sob o nome de Posto Ale (Bomba Campo Grande Ltda.).
A outra está localizada no bairro da Aparecida, na Avenida Almirante Cochrane, com a denominação de Postinho Canal 5 – Bandeira Branca.