A novidade se chama "One Pedal Driving", ou direção com um pedal / gnepphoto20/freepik
Continua depois da publicidade
Quando se pensa no pedal do acelerador, a maioria das pessoas acredita que ele serve apenas para controlar a velocidade do carro. Afinal, quanto mais se pressiona o pedal com o pé, maior será a velocidade, pois o motor recebe mais combustível, aumentando a potência.
Mas essa é apenas uma parte da história: uma nova função está surpreendendo até os motoristas mais experientes.
Continua depois da publicidade
Nos carros com câmbio automático, o acelerador e o freio são os únicos pedais utilizados pelos condutores. Já nos veículos manuais, existe ainda o pedal de embreagem, fundamental para a troca de marchas.
No entanto, com a chegada dos carros elétricos e híbridos, o papel do pedal do acelerador está passando por uma transformação significativa.
Continua depois da publicidade
A novidade se chama “One Pedal Driving”, ou direção com um pedal, uma tecnologia que revoluciona a forma como os condutores interagem com o veículo.
Presente em carros elétricos e híbridos de última geração, essa função permite que, ao tirar o pé do acelerador, o carro comece a frear automaticamente, sem que seja necessário acionar o pedal do freio.
Essa inovação proporciona uma experiência de direção mais prática e confortável. Além de reduzir a necessidade de alternar entre dois pedais, a tecnologia também contribui para a recarga das baterias do carro por meio da frenagem regenerativa, transformando a energia cinética em energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Com o avanço da mobilidade sustentável, o pedal do acelerador deixou de ser apenas um componente de aceleração. Ele agora é uma peça-chave na condução eficiente, ecológica e inteligente dos carros modernos.
Na hora de escolher um carro, é comum surgirem dúvidas sobre qual modelo oferece maior confiabilidade e menos dor de cabeça no longo prazo. Afinal, ninguém quer investir em um veículo que passará mais tempo na oficina do que na garagem.
Embora todos os carros estejam sujeitos a manutenções e eventuais consertos, é possível minimizar os problemas com escolhas bem informadas e manutenções periódicas.
Continua depois da publicidade
Por isso, a pergunta feita pelo influenciador automotivo Juliwheels a diversos mecânicos repercutiu bastante: “Qual marca de carro dá menos problema?”. A resposta, divulgada pelo jornal El Confidencial, surpreendeu muitos, mas reforçou a opinião de quem já trabalha com carros diariamente.