Um dos maiores problemas para os proprietários de carros elétricos é o tempo de recarga dos veÃculos / Mike Bird/Pexels
Continua depois da publicidade
Aos poucos, os carros elétricos estão conseguindo ganhar mais destaque nas ruas, mas ainda existem problemas específicos que, se fossem solucionados, poderiam impulsionar as vendas.
Um dos maiores entraves é o tempo de carregamento, visto que os intervalos chegam a variar entre 20 e 60 minutos, enquanto abastecer um carro com gasolina pode se resumir a cerca de 2 minutos ou menos.
Continua depois da publicidade
Leia também: Pisar na embreagem antes de ligar o carro? O hábito simples que salva a bateria e o motor
A marca chinesa BYD lançou um novo modelo de carregador para automóveis elétricos, descrito como o mais rápido do mundo, com 1.500 kW (1,5 MW). Com essa capacidade, é possível um veículo carregar sua bateria em cinco minutos, com autonomia para percorrer 600 km.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, a Tesla também está preparando carregadores de 1.200 kW com o propósito de atender ao seu caminhão elétrico, o Semi.
De acordo com a empresa, estão sendo liberadas, gradualmente, unidades de 750 kW para testes públicos. Já a Mercedes-Benz e a Geely estudam maneiras de lançar seus próprios carregadores com a mesma capacidade.
Leia também: Essas ações podem destruir o motor de um carro.
Continua depois da publicidade
Segundo reportagem do Uol, a BYD explica que, para que o novo carregador possa ser implementado, é preciso ter uma rede elétrica que suporte tal potência. Logo, foram desenvolvidos mecanismos para que a vizinhança seja protegida de eventuais transtornos, como sobrecarga do sistema e apagões em casos de pico.
Essa ação acontece de forma que a própria estação carregue seu reservatório em ritmo mais moderado e, depois, despeje muito mais potência no veículo em poucos minutos.
Como os cabos conectores costumam ser pesados, a BYD construiu um carregador em forma de letra "T" com mangueiras elevadas; eles ainda ganharam um sistema de "gravidade zero", com polias suspensas que absorvem o peso dos cabos para melhor manuseio do condutor.
Continua depois da publicidade
A BYD prevê que, até o final de 2026, o sistema já esteja operando em 20 mil pontos de carregamento na China, com planos de expansão para outros lugares do mundo. Ainda não existe uma previsão para o Brasil.