Automotor

Nissan lança a versão 2021 do Versa

Em tempos em que os SUVs monopolizam os lançamentos no Brasil, a montadora aposta no Versa 2021, importado do México

Da Reportagem

Publicado em 01/11/2020 às 08:06

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nissan investe no nicho de sedãs compactos mais espaçosos e bem equipados / Luiza Kreitlon/AutoMotrix

Continua depois da publicidade

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira, da AutoMotrix

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nos últimos anos, os utilitários esportivos e "versões aventureiras" dominaram a pauta de lançamentos do mercado automotivo nacional. Mas, de vez em quando surgem novidades em outros segmentos. Agora é a vez da Nissan, que investe no nicho de sedãs compactos mais espaçosos e bem equipados.

Continua depois da publicidade

Além de uma estética mais contemporânea, o sedã incorpora inovações em segurança, conforto e tecnologia. A venda do modelo começa em novembro em quatro versões. Na "top", agrega equipamentos de segurança e tecnologias usuais somente em veículos de segmentos superiores. O motor é o mesmo do Kicks, um 1.6 de quatro cilindros flex de 114 cavalos e 15,5 kgfm. Os câmbios também vêm do SUV - manual de 5 marchas ou Xtronic CVT.

O novo Versa adota o conceito "geometria emocional", que se traduz em linhas simples, mas expressivas. O sedã ficou mais baixo, mais largo e mais longo em comparação à versão anterior, ao mesmo tempo em que preservou o seu interior espaçoso. A frente é marcada pela vistosa grade V-motion característica dos modelos da marca e pelos faróis em led de alta potência em forma de asa. Na traseira, as lanternas em led têm um desenho que lembra uma ponta de flecha e o teto tem um estilo "flutuante", acentuando a silhueta aerodinâmica, com uma fluidez semelhante à dos cupês. Os espelhos externos são na cor da carroceria e trazem as luzes de mudança de direção integradas.

Continua depois da publicidade

Por dentro, a linguagem de design da marca oriental se revela no painel de instrumentos estilo "Asa Deslizante", que amplia a sensação de espaço, e nos novos materiais com "soft touch" na versão topo de linha Exclusive. O acabamento dos bancos, as inserções de materiais em dois tons nas portas e nos bancos conferem um estilo refinado. O habitáculo conta com mais de vinte compartimentos para acomodar diferentes objetos e três entradas USB. O porta-malas acomoda até 482 litros de carga.

O Versa vem equipado de série desde a versão de entrada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, auxílio de partida em rampa, chave presencial com botão de partida e Isofix de cadeirinhas infantis. Já os itens mais sofisticados foram reservados à versão "top" Exclusive, como o acabamento premium nos bancos, o ar-condicionado automático digital, o apoio de braço central traseiro, o volante com "soft touch", a antena estilo barbatana de tubarão, os faróis em led, as rodas de alumínio aro 17 com acabamento usinado, o alerta de colisão frontal com assistente de drenagem, a Visão 360 Graus Inteligente com imagem integrada à tela do rádio, o detector de objetos em movimento, o alerta de tráfego cruzado traseiro, o monitoramento de ponto cego, o espelho com aquecimento e o GPS integrado.

O sedã conta com o sistema multimídia Nissan Connect, disponível a partir da configuração Advance. Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens, atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele, é possível fazer a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo. Já o carregador de celular por indução é um acessório disponível nas concessionárias.

Continua depois da publicidade

O Versa 2021 estará disponível no Brasil em quatro versões - a básica Sense (com câmbio manual ou CVT), a intermediária Advance e a Exclusive. São oito opções de cores (Prata Classic, Cinza Grafite, Preto Premium, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet - a do modelo avaliado, disponível somente para a Exclusive -, Branco Diamond, Branco Aspen e Azul Cobalto). A versão topo de linha conta com acabamento em duas cores para o interior: painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante. Os preços do Versa 2021 partem de R$ 72.990 na versão Sense manual e de R$ 77.990 na CVT, passam pelos R$ 83.490 na Advance a atingem R$ 92.990 na Exclusive.

Conforto com privilégios
A segunda geração do Versa aproveita muito do Kicks na mecânica e no conteúdo. Como o sedã é em média 40 quilos mais leve que o SUV em versões equivalentes, além de ser mais baixo e ter melhor aerodinâmica, o motor 1.6 16V acaba entregando ao Versa um desempenho dinâmico mais interessante. O CVT atual do Versa é de uma geração mais nova que a do modelo anterior e agora simula 6 marchas. A caixa de transmissão tem o modo “Sport”, que – acionado por um botão no câmbio – eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas ao pedal do acelerador. Ajuda em situações que pedem respostas mais rápidas do motor.

O nível do isolamento acústico evoluiu em relação ao Versa antecessor, graças aos vidros das portas dianteiras mais grossos, assim como as borrachas de vedação das portas e os carpetes. De acordo com a fabricante, calibrações adequadas ao tipo de uso dos sedãs permitiram uma melhora no controle do carro no momento da desaceleração. É difícil perceber tantas sutilezas em um rápido teste de rua, porém, é notável que o sedã está mais agradável de se dirigir e transmite sensações de consistência e de estabilidade inatingíveis pelo Versa anterior.

Continua depois da publicidade

Item de série na configuração Exclusive, o Nissan Intelligent Safety Shield, apresentado no elétrico Leaf, é composto por diversos sistemas integrados que ajudam a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger o carro (frenagem de emergência e segurança passiva). O alerta de colisão frontal detecta objetos e avisa ao motorista no painel. Caso ele não acione o freio, o assistente inteligente de frenagem atua para brecar o carro. E o alerta de tráfego cruzado traseiro previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, pois emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software