Automotor

Método simples para limpar retrovisores custa menos que uma passagem de ônibus

Mesmo que alguns condutores reconheçam a estratégia como 'mágica', ela não pesa no bolso

Gabriel Fernandes

Publicado em 18/08/2025 às 13:34

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para evitar que essa situação aconteça constantemente, é necessário se atentar em um procedimento simples / Kim Jinhong/Pexels

Continua depois da publicidade

Nos períodos de fortes chuvas, muitos condutores têm como principais problemas os vidros e retrovisores que ficam embaçados e dificultam a visão. Só que um truque bastante simples, e que custa menos do que uma passagem de ônibus, tem evitado que essas situações aconteçam com frequência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Embora alguns condutores reconheçam essa estratégia como uma "mágica", pode-se dizer que ela ainda não pesa no bolso, uma vez que muitos de nós temos acesso fácil e diário a ela: a pasta de dente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Garrafas de vidro podem estar com um problema que ninguém imaginou

• Terceiro rio mais transparente do mundo fica no Brasil e tem águas que parecem vidro

Só que o processo é bem diferente do que um truque usado pelos brasileiros para secar roupas rapidamente, e sem o sol.

Como o processo é feito?

Para evitar que essa situação aconteça constantemente, é necessário começar pela limpeza dos retrovisores antes de colocar o veículo na chuva.

Continua depois da publicidade

Após a realização da limpeza, aplique uma pequena quantidade de pasta de dente sem macroabrasivos (cristais adicionados em alguns cremes dentais) e espalhe pela superfície do retrovisor até que fique transparente.

A camada da pasta de dente age como um hidrorepelente e deixa os retrovisores utilizáveis mesmo em dias de chuvas mais intensas.

Motivo

A ação acontece porque a pasta de dente contém, em sua composição, detergentes que quebram a tensão das moléculas de água.

Continua depois da publicidade

Sem a tensão superficial, as gotículas de água não aderem a superfícies lisas, como as dos espelhos.

Cuidados

No entanto, é necessário usar nesse procedimento um creme dental que não possua cristais abrasivos. Caso contrário, o espelho ficará riscado e será necessário trocá-lo.

Além disso, após tomar chuva, é preciso limpar a pasta de dente do espelho ao estacionar o veículo em um espaço coberto.

Continua depois da publicidade

A camada aplicada nos vidros deve ser bem fina; caso contrário, o espelho pode distorcer a imagem e ocasionar possíveis graves acidentes de trânsito.

Caso opte por uma alternativa mais convencional, existem ceras antiembaçantes ou cristalizadoras de espelhos, que também impedem a aderência da água nas superfícies. Porém, elas podem ser um pouco mais caras.

Para-brisa

Caso opte por realizar este truque no para-brisa, deve-se aplicar uma quantidade de detergente neutro na parte interna do vidro.

Continua depois da publicidade

É recomendável que o procedimento seja feito com uma esponja do lado suave (amarelo). Mesmo que o vidro fique minimamente esbranquiçado no processo, o efeito se dissipa após ele secar.

Porém, diferente da pasta de dente, não é necessário remover o detergente depois da aplicação.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software