Automotor
O evento automotivo marca retorno após sete anos e destaca inovação, eletrificação e investimentos de R$ 140 bilhões até 2033
Após sete anos de pausa, o Salão do Automóvel retorna como o maior da história do setor na América Latina / Yuri Villaça/Gazeta de S. Paulo
Continua depois da publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin participaram nesta quinta-feira (20) da abertura oficial do 31ª Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no Distrito Anhembi. Após sete anos de pausa, o evento retorna como o maior da história do setor na América Latina, reunindo tecnologia, lançamentos, carros clássicos e experiências imersivas.
Em seu discurso antes de cortar a faixa do evento, Lula elogiou o retorno do evento automobilístico após tantos anos. O presidente explicou que a volta do Salão é um marco histórico para o povo brasileiro por representar um crescimento econômico e da crebilidade dos empresários estrangeiros para com o Brasil.
Continua depois da publicidade
"Um país só cresce com um grau de confiança entre o conjunto da sociedade brasileira. O papel do Estado é oferecer a todos os cidadãos empresais uma coisa chamada estabilidade política. Depois tem que oferecer estabilidade econômica, fiscal, jurídica e social. Quando tudo isso estiver pronto e houver previsibilidade no comportamento do Estado com relação à sociedade, as pessoas começam a acreditar e as coisas começam a acontecer", explicou Lula.
"Eu tenho conversado com muitos empresários estrangeiros, e cada um tá vendendo o seu carro como o melhor do mundo, o barato, o bate elétrico, o mais híbrido, o mais moderno, o mais confortável. E tem muitas empresas estrangeiras acreditando no Brasil, nunca tivemos tanto investimento direto e respeito como temos agora! [...] Eu posso dizer pra vocês uma coisa, e guardem o que vou dizer: a história da induta automobilística será marcada entre antes e depois desse Salão do Automóvel", completou o presidente.
Continua depois da publicidade
O Salão ocorre em meio a um ciclo de investimentos de R$ 140 bilhões previstos pelas montadoras até 2033, com foco em eletrificação, inovação, descarbonização e segurança veicular, impulsionados pelo programa Mover do governo federal. Ao todo, 23 marcas de automóveis e duas de motocicletas participam da mostra, incluindo BYD, Fiat, Honda, Jeep, Renault e Toyota.
Entre as atrações estão o Dream Lounge com supermáquinas exclusivas, a maior pista indoor de test-drive do mundo, simuladores de corrida, exposições de carros clássicos e experiências interativas, como o SDA Talks, voltado a tendências do setor. O público poderá ainda conferir áreas premium, como a Avant Première, e espaços para crianças, como a LEGO® Experience.
O Salão do Automóvel segue até 30 de novembro, com ingressos disponíveis no site oficial do Salão do Automóvel. Confira algumas imagens do primeiro dia de evento na galeria abaixo.
Continua depois da publicidade