Especialistas observaram que os carros mais escolhidos pelos idosos oferecem excelente visibilidade / Andrea Piacquadio/Pexels
Continua depois da publicidade
Dirigir é uma atividade considerada bastante comum depois dos 18 anos, independentemente do modelo. Entretanto, dependendo do país, depois de uma determinada idade, é necessário renovar a habilitação constantemente, principalmente depois dos 60 anos.
Neste cenário, o clube automobilístico alemão ADAC divulgou que alguns veículos são considerados ideais para os motoristas idosos, seja por conta do seu conforto, praticidade e até mesmo segurança.
Continua depois da publicidade
Leia também: 'Pesadelo dos Mecânicos': conheça cinco carros que raramente param na oficina
Segundo o artigo, os especialistas observaram que os carros mais escolhidos pelos idosos oferecem excelente visibilidade, fácil acesso por conta de portas largas e assentos elevados, além de uma instrumentação simples e intuitiva.
Continua depois da publicidade
Esses tópicos normalmente são encontrados em crossovers e SUVs compactos, modelos particularmente populares.
Leia também: 'Pesadelo das oficinas': conheça oito modelos de carros 'inquebráveis'
Modelos como o Audi Q3 e o BMW X1 atendem perfeitamente aos critérios mais procurados por motoristas da terceira idade, pois seu manuseio, além de ser fácil, também conta com uma tecnologia moderna.
Continua depois da publicidade
Há também a possibilidade de o Renault Captur ser uma escolha interessante aos aposentados, visto que seu espaço interno, versatilidade e boa visibilidade o tornam um veículo mais prático para o uso diário.
Além dos automóveis, os motoristas idosos costumam optar por vans como a Citroën Berlingo e o Opel Combo, que conseguem facilitar a entrada e saída, mesmo para pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo um estudo da ADAC, alguns modelos híbridos são agradáveis de dirigir e econômicos graças à adição de um motor elétrico.
Continua depois da publicidade
Outras opções consideradas válidas são os modelos asiáticos Toyota Corolla Cross, Kia Niro e Lexus LBX, que são apresentados como um equilíbrio entre modernidade, praticidade e economia de combustível.
Entretanto, a ADAC deixa claro que não existe um modelo perfeito para os idosos, mas sim veículos que conseguem atender melhor às suas necessidades.